Filhote de veado é resgatado e levado à Usipa em Ipatinga
Animal ainda em fase de amamentação foi encontrado sozinho em mata de Sabinópolis e está sob cuidados do Cebus, na Usipa
Por Plox
22/04/2025 17h41 - Atualizado há 3 dias
Trabalhadores rurais encontraram e resgataram um filhote de veado no município de Sabinópolis, no Leste de Minas Gerais. O animal, ainda em fase de amamentação, foi localizado sozinho em uma área de mata, levantando a suspeita de que sua mãe tenha sido morta em decorrência do ataque de outro animal.
Após o resgate, o filhote foi encaminhado por órgãos ambientais ao Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), em Ipatinga. No local, ele passou por avaliação clínica e recebeu os primeiros atendimentos veterinários. Os cuidados iniciais são fundamentais para garantir a sobrevivência do animal, especialmente devido à sua pouca idade e ao estado de vulnerabilidade.

A identificação exata da espécie ainda está em análise, devido à semelhança entre os veados que habitam a região. No entanto, especialistas apontam que se trata de um veado-catingueiro (Mazama gouazoubira), macho, com cerca de 20 dias de vida.
Embora o veado-catingueiro e outras espécies do gênero, como o Mazama americana, não estejam classificados como ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o afastamento precoce da mãe compromete o aprendizado de comportamentos essenciais para a sobrevivência no ambiente silvestre.

No Cebus, o novo morador se junta a uma fêmea da mesma espécie, também resgatada ainda filhote, após ter sido alimentada com mamadeira por moradores da zona rural. Assim como o recém-chegado, ela não pôde ser reintroduzida na natureza e permanece sob cuidados especializados, até que os órgãos ambientais definam sua destinação final.
A situação destaca a importância da preservação da fauna silvestre e da atuação de centros especializados como o Cebus, que trabalham para oferecer o suporte necessário a animais que, por algum motivo, não podem retornar ao seu habitat natural.