Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Jovem de 21 anos perde bebê no nono mês e família denuncia negligência médica em Bastos

Luana Xavier Justino da Silva passou por atendimento três vezes antes de receber diagnóstico de morte fetal; caso está sob apuração

22/04/2025 às 20:18 por Redação Plox

A família de Luana Xavier Justino da Silva, de 21 anos, denuncia o que acredita ter sido um caso de negligência médica no atendimento prestado à jovem, que perdeu seu bebê no nono mês de gestação em Bastos, interior de São Paulo.


Imagem Foto: Arquivo Pessoal

Segundo relatos, Luana começou a sentir desconfortos no dia 7 de abril e procurou o posto de saúde da cidade. De lá, foi encaminhada ao pronto-socorro municipal, onde foi atendida por um médico que escutou os batimentos do bebê, mas optou por não medicá-la, justificando que remédios poderiam interferir no trabalho de parto.


Nos dias seguintes, a jovem retornou à unidade de saúde, novamente relatando dores e fraqueza. Na terça-feira, dia 15, uma médica examinou Luana, confirmou os batimentos cardíacos do bebê e repetiu a decisão de não administrar medicamentos. No dia seguinte, durante consulta de pré-natal, a gestante informou que estava com a pressão alterada. O exame constatou, então, a ausência de batimentos cardíacos, e a morte fetal foi confirmada por ultrassom.


Diante da gravidade do caso, Luana foi levada para a Santa Casa de Tupã, onde foi submetida a um processo de indução de parto que durou três dias. O bebê foi sepultado na sexta-feira, dia 18. Familiares acompanharam o drama com apreensão e, desde então, cobram respostas e justiça.


Rosana Xavier Viudes, mãe de Luana, falou à imprensa local sobre o sofrimento vivido.
"O coração estava batendo. Quando foi no outro dia, a gente passou no posto e o neném já estava morto. A gente não achava que isso iria acontecer. Eu quero tomar uma providência\

, declarou emocionada.

A Secretaria de Saúde de Bastos e o prefeito Kléber Lopes (PL) se pronunciaram pelas redes sociais, informando que acompanham o caso e que, até o momento, não identificaram negligência médica. O secretário de saúde, Eder Castro, destacou que a conduta médica segue os protocolos do Ministério da Saúde e que a equipe da Estratégia de Saúde da Família está habilitada para realizar o acompanhamento pré-natal.


“Sentimos muito pelo que aconteceu e com certeza vamos apurar isso da melhor maneira, até mesmo com acompanhamento jurídico, e dar suporte necessário para a família”, afirmou Eder. Ele também garantiu que uma equipe médica continuará acompanhando Luana para assegurar os cuidados necessários no período pós-parto.


Compartilhar a notícia

Veja também
Projeto_Cegonha.jpg
SAúDE

Projeto Cegonha da Cenibra aborda informações importantes sobre gestação

SAúDE

Saiba quais suplementos e vitaminas não podem ser tomados juntos

No entanto, especialistas alertam que o uso indiscriminado ou a combinação inadequada desses produtos pode gerar complicações ao organismo, muitas vezes desconhecidas pelos usuários.

EN-(3).jpg
SAúDE

Usiminas e FSFX alertam sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Outubro Rosa

HMC
SAúDE

Hospital Márcio Cunha recebe certificado de excelência em UTIs

Hospital em Ipatinga teve todas as suas 6 unidades de terapia intensiva classificadas como Top Performer, em certificado oferecido pela Epimed e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib)

para você