Timóteo cobra mais policiais e nova delegacia para conter insegurança no Vale do Aço

Casos de violência e sensação de medo motivam audiência pública que reivindica guardas municipais, aumento de efetivo e nova Delegacia Regional

Por Plox

22/04/2025 16h33 - Atualizado há 21 dias

Mesmo com a redução de alguns indicadores de criminalidade, a sensação de insegurança ainda persiste entre os moradores de Timóteo e de outras cidades do Vale do Aço. Na manhã desta terça-feira (22), durante audiência da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), vereadores, prefeitos e representantes das forças policiais se reuniram para debater soluções urgentes para o problema.


Entre as principais reivindicações apresentadas estão a criação de guardas municipais, o aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil e a instalação de uma Delegacia Regional em Coronel Fabriciano, o que daria suporte também a Timóteo. Atualmente, toda a região conta com apenas uma delegacia regional, localizada em Ipatinga.


Casos recentes contribuíram para acirrar o sentimento de insegurança na população. O presidente da Câmara de Timóteo, Adriano Costa Alvarenga, mencionou ocorrências graves, como a tentativa de estupro de uma adolescente de 13 anos, uma chacina no bairro Cirilo, um homicídio no bairro Macuco e sete desaparecimentos em 2025. Segundo ele, a falta de efetivo é crítica e agravada pela aposentadoria de muitos policiais.


O vereador Cabo Isac Saboy também defendeu a criação de guardas municipais, ressaltando que essa é uma tendência no país e uma forma de somar esforços com as demais forças de segurança. O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, informou que o município já criou uma secretaria de segurança e trabalha para viabilizar a guarda municipal, dependendo de orçamento.


Além disso, Capitão Vitor solicitou a criação de uma Delegacia Especializada da Mulher, pedido reforçado pelos vereadores Leninha e Zezinho Sintrocel, de Coronel Fabriciano. Zezinho destacou ainda os crescentes golpes contra idosos, facilitados pelas operações bancárias digitais.


Imagem Foto: Reprodução / Luiz Santana


O comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Márcio Roberto de Sousa, afirmou que, embora as estatísticas tenham melhorado nos últimos anos, a sensação de insegurança é real. Em 2024, Timóteo registrou queda nos homicídios (de 44 para 23), feminicídios (de 657 para 623), roubos (de 37 para 27) e estupros de vulnerável (de 12 para 4).


Ele informou ainda que 178 novos policiais foram formados no último ano para atender o Colar Metropolitano e que um novo concurso prevê mais de 300 vagas para a região, com formação prevista para o segundo semestre de 2025.


Pela Polícia Civil, o delegado Gilmaro Alves Ferreira afirmou que já está em estudo a instalação da Delegacia Regional em Coronel Fabriciano. Ele também informou que um Núcleo de Atendimento à Mulher já atua com uma delegada nas cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo.


Os deputados estaduais Celinho Sintrocel, Lincoln Drumond e Sargento Rodrigues defenderam as reivindicações e cobraram mais investimentos do governo estadual. Celinho destacou, por exemplo, o aumento de mais de 20% nas agressões contra mulheres na Região Metropolitana do Vale do Aço em 2024, além da triplicação dos casos de estelionato nos últimos cinco anos.


Destaques