Vale do Aço cobra reforço na segurança com mais efetivo e nova Delegacia Regional

Audiência na ALMG reúne lideranças de Timóteo e Coronel Fabriciano que pedem guardas municipais, aumento de efetivo e Delegacia da Mulher

Por Plox

22/04/2025 16h38 - Atualizado há 3 dias

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (22), na Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), lideranças políticas do Vale do Aço, especialmente dos municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano, apresentaram uma série de reivindicações com foco na melhoria da segurança pública da região.


Imagem Foto: Luiz Santana


Entre as principais demandas, estão:

- Criação de guardas municipais em cidades do Vale do Aço e Colar Metropolitano

- Instalação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Coronel Fabriciano

- Implantação de uma Delegacia Especializada da Mulher

- Aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil

- Destinação de mais vagas para a região nos concursos públicos em andamento


Apesar de dados apresentados pela Polícia Civil apontarem queda em crimes como homicídios, roubos e estupros de vulnerável em Timóteo, o presidente da Câmara Municipal, Adriano Costa Alvarenga, destacou que o sentimento da população ainda é de medo, alimentado por casos recentes como tentativa de estupro, chacina e desaparecimentos.


O prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, defendeu a necessidade de combate à impunidade e anunciou a criação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, que deve viabilizar a instalação da guarda municipal conforme disponibilidade orçamentária.


Imagem Foto:  Luiz Santana


O comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Márcio Roberto de Sousa, informou que 178 policiais foram formados em 2023, garantindo pelo menos oito novos agentes em cada cidade do Colar Metropolitano. Ele também afirmou que o atual concurso público destinará mais de 300 vagas para a região, com formação e estágio previstos ainda para este ano.


Já o delegado Gilmaro Alves Ferreira, chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, destacou que está em estudo a criação da Delegacia Regional de Coronel Fabriciano. Em relação à violência contra a mulher, citou a atuação de um Núcleo de Atendimento com delegada específica para os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo.


Imagem Foto:  Luiz Santana


Os deputados Celinho Sintrocel (PCdoB), Lincoln Drumond (PL) e Sargento Rodrigues (PL) cobraram investimentos do Governo de Minas na área da segurança, ressaltando que somente com aumento de efetivo e recursos estruturais será possível diminuir a sensação de insegurança no Vale do Aço, mesmo com o trabalho das forças policiais.


O debate reforçou que, apesar da redução em indicadores oficiais, o temor da população diante de crimes recentes e recorrentes exige respostas efetivas do poder público e mais presença das instituições de segurança nos territórios.



Destaques