Vaticano divulga primeiras imagens do corpo de Papa Francisco
Cerimônia íntima marca início das homenagens; fiéis poderão prestar últimas homenagens a partir de quarta-feira
Por Plox
22/04/2025 09h07 - Atualizado há 17 dias
O Vaticano tornou públicas, na madrugada desta terça-feira (22), as primeiras imagens do Papa Francisco já no caixão, em uma cerimônia íntima realizada na capela da Casa Santa Marta, local onde o pontífice residia, em Roma.

A cerimônia, conduzida pelo Cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, marca o início do rito de exéquias papais, conhecido como constatação da morte e deposição do corpo. Esse é o primeiro momento oficial de despedida de um Papa, seguindo tradições seculares da Igreja Católica.
A partir desta quarta-feira (23), às 9h da manhã no horário local (4h no horário de Brasília), o público poderá se despedir pessoalmente do líder católico. O velório seguirá até sábado (26), quando será celebrada a Missa das Exéquias, às 10h em Roma (5h no Brasil), presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.
Com essa celebração solene, terá início o Novendali, período tradicional de nove dias de luto oficial da Igreja. Ao fim da missa, conforme expressou em testamento, o corpo do Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, também em Roma.
Papa Francisco havia manifestado o desejo de ser velado em um caixão simples, em uma cerimônia modesta e respeitosa, em consonância com o estilo discreto que marcou seu papado.