Universidade desmente informação de que Wilson Witzel estudou em Harvard

Por Plox

22/05/2019 15h00 - Atualizado há quase 5 anos

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), tem em seu Currículo Lattes (onde estudantes e pesquisadores listam seus trabalhos relevantes) um curso em Harvard, na modalidade sanduíche, em que o estudante cursa parte do doutorado numa universidade parceira no exterior.

Wilson Witzel- Foto: Agência Brasil

Wilson Witzel disse que tinha a intenção de fazer o curso na instituição americana- Foto: Agência Brasil

Apesar das inúmeras ´formações do político (sete no total), consta na plataforma que ele teria cursado parte de sua pós-graduação em Judicialização da Política na universidade norte-americana, em Cambridge (Massachusetts). Porém, a Universidade Federal Fluminense (UFF), onde Witzel cursa sua pós há quatro anos, desmentiu a informação. Conforme a UFF disse ao Globo, o ex-juiz federal não teria demonstrado interesse em se candidatar à seleção. 

Wilson Witzel

Wilson Witzel

De acordo com a assessoria do governador, a informação constava no Curriculo Lattes pelo fato de que ele iria cursar a Harvard, quando ainda atuava como juiz, o que acabou não acontecendo. Witzel se comprometeu em fazer a correção desses dados na plataforma. As inscrições para o doutorado na universidade americana ocorreram entre 2015 e 2018, e a alteração mais recentes de Witzel no Lattes foi feita 8 de abril de 2016.

Diploma falso
Um caso que chamou a atenção do país recentemente foi o da professora Joana D'Arc Félix de Sousa, 55 anos, que ganhou notoriedade por conseguir chegar ao pós-doutorado na prestigiada universidade norte-americana. Porém, a mulher foi questionada e não teria formação pela instituição, além de supostamente usar diploma falso para se respaldar, segundo informação divulgada no dia 15 de maio. 


Ela dizia que morava em Cambridge e foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes), do Mec. A professora assumiu na última semana  que não fez o pós-doutorado na instituição norte-americana e que não morou em Cambridge. Representantes da Harvard confirmaram a informação de que o diploma da brasileira era falso. Apesar das incoerências, Joana realmente é graduada, tem mestrado e possui doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Leia mais>>>Professora conhecida por superação e pós-doutorado em Harvard tem diploma falso

Atualizada às 16h44

Destaques