Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Emprego

Polícia Federal confirma realização de concurso neste domingo

STF decidiu, por dez votos a um, pela manutenção da data anunciada

22/05/2021 às 17:11 por Redação Plox

A Polícia Federal (PF) confirmou que realizará, neste domingo (23), a primeira fase do concurso público para preencher imediatamante 1.500 vagas. A informação foi divulgada após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir, por dez votos a um, pela manutenção da data já anunciada.

Cerca de 320 mil candidatos se inscreveram para concorrer a uma das vagas disponíveis para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista. A aplicação das provas está a cargo do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Foto: Agência Brasil

 

Em nota, a Polícia Federal informou que o certame ocorrerá em todo o país. Os locais de prova e as orientações que os candidatos devem seguir a fim de se proteger contra o novo coronavírus podem ser consultadas no site do Cebraspe. Os portões serão abertos duas horas antes do horário previsto para o início das provas, e os candidatos serão autorizados a entrar de forma escalonada.

Cronograma
Autorizado no fim de 2020, o concurso teve seu primeiro edital publicado em meados de janeiro de 2021. O cronograma inicial previa a realização das provas em 21 de março, mas, dez dias antes da data prevista, o Cebraspe anunciou o adiamento das provas para 23 de maio, “em razão das medidas restritivas adotadas pelos estados e municípios” devido à pandemia da covid-19.

Argumentando que, em função do número de novos casos da doença e de mortes, alguns estados e municípios tinham decretos restringindo a realização de eventos, incluindo concursos públicos, uma candidata recorreu à justiça para que a prova deste domingo fosse adiada.

Para a maioria dos ministros do STF, contudo, a União tem autonomia para realizar o concurso, pois se trata de atividade essencial à segurança pública. Apenas o relator do processo, o ministro Edson Fachin, votou pela suspensão da prova.

Segundo o STF, com a decisão desta sexta-feira (21), prevaleceu a opinião de que, embora o STF tenha reconhecido a legitimidade de estados e municípios, de forma concorrente, adotarem medidas sanitárias que considerem necessárias para o combate à pandemia, não pode haver indevida interferência nas competências da União, especialmente quando se tratar de atividades essenciais.

Por Agência Brasil.

Compartilhar a notícia

para você
POLíTICA

Prefeitura de Timóteo esclarece obras no trevo do Olaria e prevê retomada em março

Problema estrutural na drenagem exigiu escavação e substituição de manilhas inadequadas

Justiça de MG impede realização de rodeios e eventos com animais em cidade do interior
GERAL

Justiça de MG impede realização de rodeios e eventos com animais em cidade do interior

Decisão judicial proíbe a promoção e execução de espetáculos com animais e estabelece multa de R$10 mil em caso de descumprimento

Alckmin aponta supermercados lotados como sinal de retomada econômica
ECONOMIA

Alckmin aponta supermercados lotados como sinal de retomada econômica

Presidente em exercício afirma que alta na renda, queda no desemprego e crescimento do PIB impulsionam consumo

Maranhão-2.jpg
GERAL

Morta em desabamento de prateleiras de supermercado era funcionária da empresa

Segundo os bombeiros, oito pessoas ficaram feridas e foram socorridas para hospitais da região