PodPlox recebe curadores de exposição que homenageia cartunista Ziraldo no Vale do Aço

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Por Plox

22/05/2023 18h47 - Atualizado há quase 2 anos

O escritor e cartunista caratinguense Ziraldo é o homenageado do 14º Salão do Livro Vale do Aço, que terá duas exposições sobre o artista: “Através do Z” e “Ziraldo Cara a Cara”. Os curadores das exposições, Adriana Lins e Guto Lins, são os entrevistados do PodPlox desta segunda-feira (22). Adriana também é sobrinha de Ziraldo. A festa literária será aberta nesta terça-feira (23), às 19h30, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, e no PodPlox você acompanha, de antemão, os detalhes sobre a exposição.

 

Nesta edição do Salão do Livro Vale do Aço, a programação cultural homenageia o escritor e cartunista caratinguense Ziraldo, que celebrou 90 anos em 2022. Espetáculos teatrais e musicais, oficinas, contação de histórias, feira de livros, lançamentos de livros e as exposições  “Através do Z” e “Ziraldo Cara a Cara” integram a programação do evento que vai até o dia 28 de maio. 
Exposições
Em parceria com o Instituto Ziraldo, os visitantes do 14° Salão do Livro Vale do Aço terão a oportunidade de desbravar a obra literária do cartunista na exposição Através do Z, que será montada na Galeria Hideo Kobayashi do Centro Cultural Usiminas. A mostra fica em cartaz até o dia 29 de julho e promete ser uma experiência sensorial focada no objeto livro e no leitor, trazendo a força da palavra escrita e da imagem, marcas registradas de Ziraldo há mais de 5 décadas.
Outra homenagem prestada ao escritor de Caratinga será a instalação “Ziraldo Cara a Cara” no Foyer do Teatro do Centro Cultural Usiminas. Composta por desenhos e caricaturas inspiradas no Ziraldo, produzidas por 50 cartunistas e ilustradores de todo Brasil que fazem parte da CartuMinas, grupo criado para engajar e dar visibilidade aos trabalhos realizados pelos cartunistas mineiros e prestar homenagens a grandes nomes nacionais.

Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais e se
dedica há décadas à literatura e à ilustração. Publicou o primeiro desenho na imprensa aos 6 anos. Em 1960, lançou a pioneira revista em quadrinhos Pererê, que alcançou tiragens mensais de 120 mil exemplares, com temáticas sócio ambientais até hoje atuais e relevantes. Ainda nos anos 1960, fundou, com outros humoristas, o irreverente jornal O Pasquim e seus personagens The Supermãe, Jeremias o Bom, e Os Zeróis, frequentes em diversos veículos da imprensa, ajudaram a construir uma legião de fãs. Em 1969, Flicts, a história poética da cor diferente que procura seu espaço no mundo, foi um estrondoso sucesso lançado logo em seguida em vários países. Dez anos depois, a declaração de amor à palavra ganhou forma no livro O Planeta Lilás, e a par5r daí, Ziraldo não parou mais de se relacionar com o público infantojuvenil, acumulando leitores apaixonados e diversos prêmios.
O Menino Maluquinho é sua maior criação. Desde 1980, o livro contagia crianças e famílias,
chegando a 4 milhões de exemplares só no Brasil. Foi traduzido para mais de 10 idiomas,
adaptado para teatro, cinema, ópera, série de televisão, desenho animado e relançado em
livros e revistinhas de HQ. História em quadrinhos, aliás, é a mais antiga paixão do Ziraldo


Biografia dos curadores Adriana Lins e Guto Lins
Adriana Lins, designer e fotógrafa pós-graduada em Gestão de Museus, é diretora executiva do Instituto Ziraldo, responsável pela coordenação de projetos, equipes e preservação do acervo do artista.Desde 1994 no mercado carioca, Adriana cria e desenvolve conteúdos e formas para projetos culturais. Suas fotos e trabalhos premiados já foram publicados em diversos livros e revistas especializadas, no Brasil e no exterior.
Nas mostras Ziraldo de A a Zi; Os Planetas do Ziraldo; Pererê do Brasil; Ziraldo, o Eterno Menino Maluquinho; Zeróis na Tela Grande, entre outras, atuou tanto na curadoria quanto na direção de arte. Em outubro de 2021, inaugurou, no Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, a exposição Terra à Vista e Pé na Lua, 100 anos da instituição narrados pela obra de Ziraldo. Em junho de 2022, apresentou, em Minas Gerais, a primeira edição da mostra itinerante Ziraldo, Era uma vez um menino de 90. Em outubro de 2022, a exposição Mundo Zira, com abordagem tecnológica e interativa, abriu as comemorações dos 90 anos do artista no CCBB de Brasília.
Adriana também assina o design dos recentes projetos editoriais O Pipoqueiro da Esquina; Ziraldo e os Cartazes da Feira da Providência; Almanaque 50 Anos The Supermãe; Flicts 50 Anos (Prêmio FNLIJ Especial, Edição Comemorativa); O Menino Maluquinho 40 Anos. Estes e outros títulos estarão em 2023 no 14º Salão do Livro Vale do Aço, com a exposição inédita Através do Z que homenageia a carreira e os 90 anos de Ziraldo

Guto Lins é mestre em literatura, doutor em design e professor da PUC-Rio desde 1995. É designer, ilustrador e escritor premiado, com dezenas livros infantis e juvenis publicados. Participou durante anos do PROLER, programa de incentivo à leitura, oferecendo oficinas literárias em diversos estados do Brasil e integrou a equipe de pesquisadores da Cátedra de Leitura UNESCO/ PUC-Rio, analisando e resenhando livros de literatura infantil e juvenil.
Participou da 4a Bienal de cartazes do México e obteve menção honrosa na I Bienal de cartazes da Bolívia. Participou das mostras “Rio Gráfico”, “Brasil em Cartaz”, “A Cultura do Cartaz”, “Um Cartaz para São Paulo”, entre tantas outras. Tem participado das bienais de
ilustração de Barcelona, Bratislava e Bolonha, como também de mostras nacionais e internacionais de design gráfico e ilustrações para livros infantis e juvenis.
Fã declarado de Ziraldo, Guto tem se dedicado também nos últimos anos à produção de textos e artigos sobre a vasta obra do artista.
Autor há mais de 30 anos, altamente recomendável pela FNLIJ, recebeu o Prêmio de Fomento à Cultura - categoria Literatura Jovem, pelo Sesc, prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil, da Cátedra de Leitura Unesco/ PUC-Rio, além do Prêmio
Internacional Catalunha de Ilustração

Salão do Livro
Os amantes da literatura e dos livros podem esperar por mais uma Feira de Livros composta pelas principais editoras e distribuidoras de Minas Gerais. Este ano, a Feira ganhou mais espaço, ocupando o Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas com 19 estandes, palcos para lançamentos de livros, contações de histórias e apresentações musicais. Quem passar pela Feira poderá participar também do cineminha literário, com exibição do filme O Menino Maluquinho (dia 27/5, às 16h) e Menino Maluquinho 2 - A Aventura (dia 28/5, às 14h), também de intervenções artísticas e saraus.
A comunidade está convidada a prestigiar toda programação que está disponível no site www.salaodolivrovaledoaco.com.br. O 14º Salão do Livro Vale do Aço é realizado com o patrocínio da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas, do Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais. 
 

Destaques