Consulta pública sobre regimento da 16ª Conferência de Assistência Social é aberta em Ipatinga
População poderá contribuir com sugestões até 3 de junho; evento principal acontece nos dias 16 e 17 do mesmo mês
Por Plox
22/05/2025 09h52 - Atualizado há 1 dia
A cidade de Ipatinga está com consulta pública aberta para que a população possa participar ativamente da construção do Regimento Interno que guiará a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social. A iniciativa, coordenada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, começou na terça-feira, 20 de maio, e seguirá até o dia 3 de junho.

Todos os cidadãos estão convidados a contribuir, incluindo usuários e trabalhadores do setor, representantes de entidades e gestores públicos. As sugestões e dúvidas podem ser enviadas por meio do formulário online disponível no endereço: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjynhzZMUcrjkB8wxbo0V6M83toODNNSq34y2q1Pk5BSYfgA/viewform.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga, Igor Gonçalves Oliveira Ferreira Calais, essa escuta pública representa um passo essencial para garantir que o evento reflita as verdadeiras necessidades da população.
“A construção de uma política pública efetiva passa necessariamente pela escuta e participação da população. Esta consulta pública é uma forma de democratizar o processo e garantir que o regimento reflita as necessidades e expectativas dos diversos segmentos envolvidos na assistência social. Contamos com a colaboração de todos”, afirmou Igor Calais.
A 16ª Conferência está marcada para os dias 16 e 17 de junho, sendo o primeiro encontro às 18h30 e o segundo a partir das 7h, no Clube dos Pioneiros da AAPI, situado na Rua Borba Gato, nº 215, no bairro Bom Retiro. Durante o evento, será realizada a avaliação das políticas públicas de assistência social, bem como a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também haverá a eleição dos delegados que representarão Ipatinga na Conferência Regional promovida pela SEDESE Timóteo.
Além da conferência principal, estão programadas diversas pré-conferências com o intuito de ampliar a participação popular e escolher representantes para o evento principal. Essas reuniões ocorrerão entre os dias 27 de maio e 6 de junho, em diferentes regiões da cidade. As agendas já confirmadas são:
– 27/05, às 9h, no CRAS IV, na Rua Morangos, 17 – Limoeiro;
– 28/05, às 9h, no CRAS III, na Rua Angélica, 385 – Bom Jardim;
– 29/05, às 9h, no CRAS V, na Avenida Gerasa, 2086 – Bethânia;
– 30/05, às 9h, com entidades na Sala dos Conselhos, Rua Juiz de Fora, 52, 5º andar – Ed. Galeria Êxito – Centro;
– 03/06, às 9h, no CRAS I, na Rua Mangaratiba, 195 – Veneza II;
– 04/06, às 9h, no CRAS II, na Rua Simeão, 27 – Canaã;
– 06/06, às 8h, com os trabalhadores do SUAS no SINTSERPI, Rua Pouso Alegre, 194, Sala 101 – Centro.
A expectativa é que a ampla escuta e participação contribuam para uma conferência mais representativa e alinhada às necessidades locais.