Correios atenderão vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30

Mais de 1,8 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram ressarcimento por descontos indevidos

Por Plox

22/05/2025 11h16 - Atualizado há 1 dia

Um novo passo será dado no combate à fraude bilionária que atingiu o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A partir do dia 30 de maio, as agências dos Correios iniciarão o atendimento presencial a aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos irregulares em seus benefícios.


Imagem Foto: Elza Fius Agencia Brasil


Segundo informações do próprio INSS, mais de 1,8 milhão de pessoas já entraram com pedido de ressarcimento. No total, estima-se que cerca de 9 milhões de beneficiários tenham sido prejudicados pelo esquema fraudulento.



Além do atendimento físico nas unidades dos Correios, os prejudicados também podem buscar o reembolso por meio do aplicativo “Meu INSS” ou através da central telefônica, no número 135.



As investigações sobre o caso levaram à operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). As apurações revelaram um complexo esquema criminoso instalado dentro da estrutura do INSS, o que resultou na demissão do então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, e na saída de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social.


A Polícia Federal estima que os prejuízos causados pelo grupo criminoso podem alcançar até R$ 3,6 bilhões, tornando esse um dos maiores escândalos recentes relacionados à Previdência Social brasileira.


Destaques