Correios vão atender aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos

Serviço exclusivo começa dia 30 em agências dos Correios para identificar descontos não autorizados em benefícios do INSS

Por Plox

22/05/2025 19h27 - Atualizado há 1 dia

A partir do próximo dia 30, agências dos Correios vão prestar atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que podem ter sido vítimas de descontos não autorizados feitos por entidades associativas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (22). Segundo o INSS, o foco vai ser a  população de aposentados e pensionistas que não tem acesso à tecnologia. E o presidente do Instituto alerta os beneficiários sobre os cuidados para não caírem em golpes ao buscar o atendimento. Veja na Live. 



Durante coletiva de imprensa liderada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, explicou que a iniciativa tem como foco principal alcançar a população que enfrenta dificuldades com o uso da tecnologia e que reside, principalmente, em municípios de menor porte.


Imagem Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil


Segundo Waller, o serviço será oferecido exclusivamente nas agências dos Correios. As unidades do INSS não realizarão esse tipo de atendimento, pois estão voltadas a outras demandas e, diferente dos Correios, não possuem capilaridade suficiente para atender com abrangência nacional.


“O atendimento presencial é exclusivo nas agências dos Correios. As agências do INSS não receberão esse tipo de pedido”, ressaltou o presidente do INSS.

Ele informou que o INSS conta atualmente com cerca de 1.570 agências distribuídas em pouco mais de 700 municípios de maior porte, onde o acesso a tecnologias como internet e telefonia é mais comum. Já os Correios, com presença em praticamente todas as cidades brasileiras, tornam-se a alternativa mais eficaz para alcançar os cidadãos em regiões mais remotas.


Imagem Foto: Agência Brasil / Divulgação


Para ser atendido, o interessado deverá apresentar um documento de identificação. Em casos onde o beneficiário esteja acamado ou com dificuldade de locomoção, uma terceira pessoa poderá realizar o procedimento, desde que leve uma procuração válida. No entanto, o procurador não poderá fazer alterações cadastrais, sendo o atendimento limitado à verificação de descontos.


Durante a visita, o atendente dos Correios acessará uma tela com as informações detalhadas sobre os descontos, identificando se houve a cobrança, qual entidade está envolvida e se o desconto foi autorizado. Após isso, será emitido um protocolo contendo número, horário e data da consulta, o que pode ser fundamental para eventuais processos futuros.


“A ideia é que os Correios, ao receberem essa pessoa, façam o atendimento, abram a tela informando se houve desconto, de qual associação, e se foi autorizado ou não. Ela fecha a manifestação automaticamente, recebe um protocolo com número, horário e data”, detalhou Waller.


Além do atendimento nas agências dos Correios, o INSS segue oferecendo outros canais de comunicação para a população, como o aplicativo Meu INSS, os sites oficiais do governo e o telefone 135, voltados especialmente para quem já tem familiaridade com as ferramentas digitais.


Destaques