Correios vão atender vítimas de fraude no INSS a partir do dia 30
Mais de 1,8 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram ressarcimento pelos descontos indevidos
Por Plox
22/05/2025 12h22 - Atualizado há 1 dia
A partir do dia 30 de maio, as agências dos Correios de todo o Brasil começarão a prestar atendimento a aposentados e pensionistas prejudicados por descontos irregulares identificados em um grande esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O atendimento presencial nas agências será uma das formas disponíveis para que as vítimas solicitem o ressarcimento dos valores descontados ilegalmente. Além dessa opção, o pedido também poderá ser feito pelo aplicativo \"Meu INSS\" ou pelo telefone 135.
Segundo dados divulgados pelo próprio INSS, mais de 1,8 milhão de beneficiários já entraram com solicitações de devolução. No total, estima-se que até 9 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido afetados pela fraude, que ficou conhecida como operação “Sem Desconto”, deflagrada pela Polícia Federal.
As investigações, conduzidas pela PF e pela Controladoria-Geral da União (CGU), revelaram um esquema robusto de descontos indevidos em benefícios previdenciários. Como consequência direta da descoberta, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido. Também deixou o cargo o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A estimativa das autoridades é de que o prejuízo causado pelo grupo criminoso possa chegar a R$ 3,6 bilhões aos cofres públicos.
De acordo com as apurações, os criminosos inseriam cobranças fraudulentas diretamente nos benefícios dos segurados, sem autorização ou conhecimento das vítimas. Com a nova fase do atendimento via Correios, o governo espera ampliar o acesso à regularização e garantir agilidade no processo de restituição.
\"Novas atualizações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis\", informou comunicado oficial publicado pelos Correios.
O impacto da fraude é especialmente grave em estados como Minas Gerais, onde há grande número de aposentados e pensionistas. A iniciativa de atendimento presencial busca alcançar inclusive os segurados com acesso limitado à internet ou com dificuldades para utilizar o aplicativo do INSS.
O Ministério da Previdência, junto com os órgãos de controle e investigação, segue monitorando a situação e reforça que qualquer desconto suspeito identificado no extrato de pagamento deve ser imediatamente comunicado pelos canais oficiais do INSS. A expectativa é de que o atendimento presencial nos Correios ajude a acelerar o processo de compensação às vítimas e a reduzir a sobrecarga dos demais canais digitais e telefônicos.