Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Eduardo Bolsonaro declara apoio à candidatura de Caporezzo ao Senado em 2026

Filho do ex-presidente elogia parlamentar mineiro e acirra disputa interna no PL pela vaga ao Senado

22/05/2025 às 12:48 por Redação Plox

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) causou alvoroço nos bastidores políticos ao declarar publicamente apoio à possível candidatura do deputado estadual mineiro Cristiano Caporezzo (PL) ao Senado, nas eleições de 2026.


Imagem Foto: Reprodução

O comentário foi feito em uma postagem de Caporezzo nas redes sociais, onde o parlamentar mineiro comentava um vídeo em que era chamado de 'senador' pelo próprio Jair Bolsonaro. “Tem meu apoio para o Senado. Já provou honestidade, fidelidade e inteligência”, escreveu Eduardo Bolsonaro. A declaração rapidamente viralizou entre apoiadores do PL em Minas Gerais.


Caporezzo, cuja base eleitoral está em Uberlândia, respondeu agradecendo: “A sua amizade e confiança significam muito para mim. Que Deus te abençoe sempre, minha referência”. O vídeo mencionado na postagem circulou amplamente em grupos bolsonaristas do Estado e mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro tirando fotos com apoiadores. Em um momento, ele aponta para Caporezzo e diz: “Um senador para a foto aqui! É senador Caporezzo!”


O gesto aumentou as especulações sobre a candidatura de Caporezzo ao Senado, embora, até então, ele tenha se posicionado como pré-candidato a deputado federal. Em entrevista recente ao programa Café com Política, do canal de O TEMPO no YouTube, Caporezzo admitiu estar disponível para disputar o Senado caso o partido o escolha.


A declaração de Eduardo Bolsonaro ocorre em meio a uma intensa disputa interna no Partido Liberal para decidir quem será o nome lançado ao Senado em 2026 por Minas Gerais. Estão no páreo, além de Caporezzo, os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini, além do vereador de Belo Horizonte Vile Santos.


Domingos Sávio é considerado forte por sua proximidade com prefeitos, empresários e lideranças estaduais. Já Biondini declarou abertamente sua intenção de concorrer e, segundo aliados, cogita até deixar o partido caso não seja o escolhido. Vile Santos, por sua vez, ainda busca viabilidade dentro da legenda.


Embora duas vagas ao Senado estejam em disputa nas eleições de 2026, o PL já sinalizou que deve lançar apenas um candidato em Minas. A definição deve considerar não apenas o cenário estadual, mas também a articulação nacional do partido, sob comando de Valdemar Costa Neto. O apoio explícito de Eduardo Bolsonaro pode pesar na escolha, sobretudo entre os filiados mais alinhados ao ex-presidente.


A movimentação em torno de Caporezzo promete intensificar a disputa interna no PL mineiro, evidenciando que o cenário para 2026 já começou a se desenhar com fortes articulações e alianças nos bastidores.


Compartilhar a notícia

Veja também
Elon Musk alega que foi forçado a ocultar ordens de suspensão de contas por Alexandre de Moraes
POLíTICA

Elon Musk diz que Moraes pediu para dizer que suspensões eram por termos de uso da plataforma

Declarações sem provas sugerem que suspensões no X (ex-Twitter) foram impostas pelo ministro do STF

POLíTICA

Gastos com ex-presidentes sobem em 2024 e ultrapassam R$ 9,4 milhões

Despesas incluem manutenção de veículos oficiais, viagens, diárias e folha de pagamento de assessores indicados pelos ex-mandatários.

Ex-prefeito de Timóteo é alvo de ação por improbidade e prejuízo milionário ao município
POLíTICA

Ex-prefeito de Timóteo é alvo de ação por improbidade e prejuízo milionário ao município

Douglas Willkys é acusado de causar rombo de R$ 7,4 milhões com atos irregulares durante sua gestão em 2024

POLíTICA

Datena e Marçal trocam ofensas e segurança é acionada durante debate eleitoral

A discussão entre os dois políticos escalou ao ponto de a segurança ser chamada ao palco para evitar uma briga física

para você