Mais de 700 mil clientes da Copasa podem ter até 50% de desconto na conta de água; confira

Benefício é voltado para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico; mais de 100 mil podem perder o desconto por cadastro desatualizado

Por Plox

22/05/2025 15h24 - Atualizado há 1 dia

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou que mais de 700 mil clientes já têm direito a até 50% de desconto na fatura de água e esgoto, por meio do programa Tarifa Social. O benefício é destinado a famílias de baixa renda em 637 municípios mineiros onde a companhia atua.


Atualmente, cerca de 772,5 mil famílias já estão cadastradas no programa, mas o objetivo da Copasa é dobrar esse número, atingindo cerca de 1,5 milhão de beneficiários. No entanto, um alerta foi feito para mais de 103 mil pessoas em todo o estado que podem perder o desconto caso não atualizem seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 30 de junho.


Em Belo Horizonte, quase 11 mil clientes estão com o cadastro desatualizado, e na Região Metropolitana, esse número chega a mais de 30,4 mil.


Imagem Foto: Copasa / Divulgação


Para se cadastrar, é necessário estar inscrito no CadÚnico, possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e residir em imóvel com uso residencial. O interessado deve buscar um CRAS da cidade para obter o comprovante de cadastramento no CadÚnico e, com o documento em mãos, procurar a Copasa com o CPF e a conta de água do imóvel para análise.


Caso aprovado, o desconto é aplicado na próxima fatura.


A Copasa tem promovido diversas ações para divulgar e facilitar o acesso ao benefício. A empresa está enviando alertas via SMS, incluindo avisos nas faturas e ampliando o horário de atendimento pelo WhatsApp (31) 99770-7000, disponível de 8h às 18h. Também há atendimento via Webchat no site da companhia.


Além disso, a companhia enviou materiais informativos por mala-direta e investiu em campanhas publicitárias em rádios locais. Em parceria com as prefeituras, a Copasa orienta os servidores dos CRAS para identificar famílias com direito ao desconto.


Os plantões sociais com a Agência Móvel também fazem parte das ações, oferecendo atendimento itinerante em bairros de diversos municípios. Nestes eventos, é possível solicitar serviços como atualização de dados, inclusão no benefício, renegociação de débitos, segunda via de contas e mudança de titularidade.


A Copasa reforça que a tarifa social é uma medida importante para promover dignidade e acesso aos serviços básicos para as famílias que mais precisam.


Destaques