Motoristas do RJ ganham mais tempo para licenciar veículos em 2025

Detran-RJ amplia prazos e permite regularização até agosto para algumas placas; veja como emitir o CRLV digital

Por Plox

22/05/2025 14h15 - Atualizado há 1 dia

O Detran do Estado do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira (22) a prorrogação dos prazos para o licenciamento anual de veículos referentes ao ano de 2025. Agora, os proprietários terão mais tempo para regularizar a situação de seus veículos sem prejuízos, uma vez que o documento de 2024 continuará válido até os novos vencimentos.


Imagem Foto: Jose Cruz/ Agencia Brasil


Conforme a nova portaria publicada no Diário Oficial do Estado, os prazos foram redistribuídos da seguinte maneira: veículos com placas terminadas em 0, 1 e 2 têm até o dia 30 de junho para se regularizar, substituindo o prazo anterior que encerrava em 31 de maio. Já os veículos com placas terminadas em 3, 4 e 5 devem quitar suas obrigações até 31 de julho, enquanto os de final 6, 7, 8 e 9 têm prazo até 31 de agosto.



O processo de licenciamento permanece 100% digital. Para obter o CRLV-e (documento digital), é necessário quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), disponível no site do Bradesco, e estar em dia com o IPVA e todas as multas, inclusive de anos anteriores. Já o DARJ do IPVA deve ser gerado pelo site da Secretaria Estadual de Fazenda.


Após a regularização dos débitos, o documento pode ser acessado por meio do Posto Digital Detran-RJ, do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal da Senatran. Para isso, o usuário deve ter uma conta ativa no portal gov.br. Aqueles que preferirem podem solicitar a versão impressa em papel A4 em um posto de vistoria.



Confira abaixo o passo a passo para emitir o documento:


Pessoa Física – via Posto Digital Detran.RJ:


1. Acesse www.detran.rj.gov.br e vá até a aba Posto Digital;


2. Clique em 'Acessar o Portal' com a conta gov.br e informe CPF e senha;


3. Selecione a aba 'Veículos' e o veículo desejado;


4. Vá até 'Documentos Digitais' e clique em 'Emitir CRLVe';


5. Salve ou imprima o documento em papel A4.


Pessoa Física – via aplicativo CDT:


1. Baixe o app Carteira Digital de Trânsito;


2. Cadastre-se com CPF e conta gov.br;


3. Após o login, selecione 'Veículos' e insira o Renavam e número de segurança do CRV;


4. Clique em 'Incluir' para gerar o CRLV digital.


Pessoa Jurídica – via Senatran:


1. Acesse o Portal da Senatran com certificado digital ICP-Brasil;


2. Vá em 'Meus Veículos' e selecione o veículo;


3. Baixe o documento nos formatos PDF ou P7S e imprima se necessário.



Entretanto, o Detran-RJ alerta que há impedimentos que podem travar a emissão do CRLV-e. Entre os principais estão o não pagamento da GRT, pendências de IPVA ou multas, falta da vistoria anual do GNV para veículos a gás, restrições administrativas ou judiciais, processos não finalizados nos postos do Detran, chamados de recall pendentes, entre outros.


Esses fatores devem ser verificados antecipadamente pelos motoristas para evitar contratempos no momento de obter o documento digital atualizado.



A medida garante maior prazo aos condutores fluminenses e busca evitar acúmulo de pendências de última hora, facilitando o acesso e regularização dos documentos de forma digital e eficiente.


Destaques