Novas funções no Diário Escolar Digital ampliam apoio à gestão e ao trabalho dos educadores em Minas Gerais

Atualizações no Diário Escolar Digital+ tornam plataforma mais prática e adaptada à realidade das escolas públicas

Por Plox

22/05/2025 07h00 - Atualizado há 2 dias

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), anunciou a implementação de novas funcionalidades no Diário Escolar Digital+ (DED+), plataforma que vem sendo aprimorada desde março com a participação ativa de educadores da rede estadual.


Imagem Foto: Divulgação/Agência Minas


Criado em conjunto com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), o sistema passou por melhorias importantes baseadas nas necessidades identificadas por professores, diretores e especialistas em educação. O objetivo é tornar a gestão pedagógica mais eficaz e a plataforma mais amigável para o cotidiano escolar.



Entre as novidades, destaca-se a nova função que permite a exportação da lista de alunos ativos em formato PDF, facilitando o controle de presença em situações como provas e excursões, além de outras demandas administrativas.


Outra melhoria significativa é a identificação de turmas criadas fora do calendário regular. Essa informação agora é visível a todos os usuários da plataforma, garantindo mais clareza nos registros escolares.


Também foi incorporada a função “Dispensar Lançamentos” para os perfis de Especialista e Diretor Escolar. Com essa funcionalidade, é possível dispensar a obrigatoriedade de preenchimento dos bimestres anteriores à criação de uma turma. Assim, por exemplo, se uma turma for criada no 3º bimestre, os lançamentos referentes ao 1º e 2º podem ser desconsiderados, evitando pendências no sistema.



O assessor-chefe da Assessoria de Inovação da SEE/MG, Magno Torquette, reforça que as melhorias atendem diretamente às demandas da rede:
\"As novas funcionalidades foram pensadas com base nas necessidades reais da rede. Estamos aprimorando continuamente o DED+ para apoiar melhor os educadores e tornar a gestão pedagógica mais eficaz\"

.Já Felipe Roncalli, gerente de Sistemas Educacionais e Pedagógicos da Prodemge, destaca o foco na usabilidade:
\"A ideia é diminuir o número de cliques, deixar a aplicação mais intuitiva, simples, ágil e objetiva\"

.

Nos próximos meses, estão previstas mais atualizações, como a geração automática da Atividade de Estudos Independentes de Recuperação. Após o encerramento do 4º bimestre — ou 2º semestre, para turmas semestrais —, o sistema irá detectar automaticamente os alunos com notas abaixo da média e gerar as atividades específicas para recuperação.


Além disso, três novos relatórios serão integrados aos perfis de Especialista e Diretor Escolar: o Relatório de Lançamentos do Professor, detalhando aulas e atividades inseridas; o Relatório Consolidado da Turma, com notas e frequência dos alunos; e o Relatório de Histórico de Fechamento e Reabertura de Bimestre, com registros nominais, datas e horários para controle e auditoria.



O DED+ pode ser acessado pelo site dedmais.educacao.mg.gov.br. O login está disponível através do CPF e senha do portal do servidor (SSC), conta gov.br ou certificado digital.



Com essa série de aprimoramentos, a SEE/MG reforça seu compromisso com a modernização do ensino público e com o apoio direto ao trabalho dos profissionais da educação em Minas Gerais.


Destaques