Repatriados da Faixa de Gaza chegam ao Brasil após operação do governo
Doze brasileiros, entre eles seis menores, desembarcam em Guarulhos nesta quinta (22), após atravessarem zonas de conflito
Por Plox
22/05/2025 10h47 - Atualizado há 1 dia
Após dias de deslocamento e negociações discretas, um grupo de brasileiros que se encontrava na Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre Israel e Palestina, desembarcou nesta quinta-feira (22) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Com previsão de chegada às 10h30, os 12 repatriados — entre eles seis menores de idade — foram retirados da região por meio de uma operação coordenada pelo governo federal. O plano de resgate, articulado em sigilo por questões de segurança, foi executado a partir da última segunda-feira (19), envolvendo múltiplas etapas de deslocamento e negociação internacional.
Inicialmente, os brasileiros foram levados até um apartamento em Deir al Balah, onde passaram a noite em segurança. Já na madrugada do dia seguinte, terça-feira (20), o grupo seguiu de ônibus até a fronteira da Faixa de Gaza com Israel, por onde normalmente entra ajuda humanitária. A travessia incluiu passagem pela Cisjordânia, com posterior translado até Amã, capital da Jordânia. Lá, embarcaram em um voo comercial que decolou nesta quarta-feira (21) com destino ao Brasil.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, uma equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome prestará assistência aos repatriados assim que desembarcarem em solo brasileiro. O governo também informou que esta nova operação de repatriação beneficiou pessoas que, por diversos motivos, não puderam ser incluídas nas ações anteriores.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo Hamas, o Brasil já retirou 127 brasileiros e seus familiares diretos da Faixa de Gaza. Ao todo, somando ações em Gaza, Cisjordânia e Israel, 1.572 pessoas foram repatriadas pelas autoridades brasileiras.