Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Saiba os cuidados para ter com seu pet no inverno

    O médico veterinário Vickson Ribeiro tirou dúvidas sobre o tema

    Por Alexsander Brandão

    22/06/2021 13h04 - Atualizado há quase 3 anos

    Iniciou nessa segunda-feira (21) a estação mais fria do ano no Brasil. As baixas temperaturas também são sentidas pelos pets. Assim como às vezes as blusas não são suficientes para nos aquecer, os pelos também podem não resolver o frio sentido por cães e gatos.

    Geralmente os cães têm mais disposição e o período de temperaturas baixas é bom para estimular atividades físicas. A preocupação maior é com os filhotes e com os animais com idade avançada, que sentem mais frio e estão mais propícios a contraírem alguma doença respiratória típicas da época.

    A reportagem do Plox conversou com o médico veterinário, Vickson Ribeiro, que tirou algumas dúvidas sobre o tema.

    Como identificar se o pet está com frio?
    - Assim como a gente, eles podem ter tremores, orelhas e membros gelados, ficarem encolhidos e procurarem locais mais quentes como caixas, aparelhos eletrônicos que oferecem fonte de calor como motores de freezer, geladeira e eletroportáteis. Redução do consumo de alimento, respiração reduzida, maior período de sono. Interatividade diminuída também pode ser citada.

    Foto: Isadora Almeida

     

    Donos de cães e gatos costumam vestir os animais, tem alguma roupa que não é recomendável vesti-los?
    - Alguns cães têm dificuldade em adaptar com roupas, seja pelo modelo ou material. O primeiro contato pode trazer desconforto, grande maioria se acostuma facilmente. Sendo assim, o melhor é testar os modelos mais simples e leves. Tomar cuidados com aquelas que possuem objetos que possam soltar e acidentalmente engolir, como por exemplo enfeites em lantejoulas, borrachas, etc.

    Foto: Isadora Almeida

     

    É recomendável alguma mudança no dia-dia do animal no período de inverno? Quanto a alimentação, passeio e banho?
    - Não há necessidade de alteração, os cuidados são os mesmos, sempre oferecer alimento de qualidade seguindo a recomendação do fabricante. Quanto ao banho, preferencialmente, dever ser feito por profissional apto, este irá oferecer todos cuidados, água morna, secar bem, evitar exposições à umidade por tempo prolongado, de forma desnecessária. Além disso, os passeios sempre em horário de temperatura mais agradável. Petiscos congelados devem ser evitados nesta época do ano.

    Cães e gatos gripam? É necessário vaciná-los contra a gripe? 
    - Sim, no caso dos cães, apesar do vírus ser do mesmo gênero, vale lembrar que o subtipo o qual causa doença nos cães é inofensivo aos seres humanos. Nos gatos, a vacina entra no protocolo básico de vacinação. Já os cães deverão ser avaliados pelo médico veterinário responsável pelo animal de forma única, podendo ou não recomendar, de acordo com o ambiente que vive, exposição ao patógeno.

    Foto:  Andreza Brandão

     

    O frio deixa o animal mais indisposto?
    - Como já citado anteriormente, é um dos sinais de estarem sentido frio, além de ser uma consequência da queda da temperatura neste período do ano.

    Quais as raças de cachorro e gato que sentem mais frio?
    - Os pelos auxiliam na termorregulação tanto no frio quanto no calor, por isso, raças que possuem pelagem curtas ou até mesmo ausente no caso dos Sphynx (raça de um gato que não possui pelos) são mais sensíveis ao frio. O Husky Siberiano, Akita, Samoieda, Chow Chow, São Bernardo, entre outras raças, já são mais resistentes ao frio, mas não se dispensa os cuidados com essas raças.

    Foto: Divulgação

     

    Existe alguma doença respiratória que afeta os animais com mais facilidade neste período de temperatura baixa? Qual o tratamento?
    - A gripe e suas complicações são as doenças mais comuns nesta época. As doenças virais se tornam mais frequente necessitando de entrar no diagnóstico diferencial. O tratamento sempre deverá ser instituído por um médico veterinário através da avaliação clínica, física e exames laboratoriais, se necessário. Vale lembrar que uso de medicamentos de forma discriminada poderá gerar consequências graves no animal.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]