Clima seco do inverno pode ser prejudicial a pele e cabelo

Especialista dá dicas de como manter a pele saudável

Por Plox

22/06/2022 19h03 - Atualizado há quase 2 anos

As temperaturas têm caído nas últimas semanas na Região Metropolitana do Vale do Aço. A expectativa é que nos próximos dias, a temperatura em Ipatinga pode chegar a mínima de 16º. Por se tratar de um clima seco e de baixa umidade, o frio pode acabar desidratando a pele, cabelo e lábios. Além disso, é comum que diante das baixas temperaturas, as pessoas optem por um banho mais quente, demorado e a soma desses dois fatores podem ser ainda mais prejudicial à saúde da pele. 

Adrielle Cazotti, consultora comercial e especialista na área, afirma que “banhos muito quentes e demorados  durante os dias frios podem acabar retirando o manto hidrolipídico da pele – um hidratante produzido pelo próprio corpo que atua como uma camada protetora – e causar um ressecamento ainda maior’.

 

Mulher cuidando da pele Foto: Reprodução Internet

 

Cazotti ainda destaca a importância de investir em procedimentos de hidratação e que auxiliem na produção de colágenos, promovendo a renovação celular da epiderme. Outra dica dada pela especialista é a prática de esfoliação, que pode ser realizada em casa e sem custos, “A esfoliação elimina células mortas e resulta em uma renovação celular. Após o processo, a pele fica sedosa, macia e pronta para receber a hidratação”.

Ainda segundo Adrielle, mesmo que a pele não seja exposta a um sol mais intenso, é importante que se use o protetor solar. “A radiação ultravioleta, também no outono e inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”,


 

Destaques