Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Corpo de Bombeiros completa 44 anos em Ipatinga

    11º Batalhão funciona desde junho de 1978 no Vale do Aço

    Por Plox

    22/06/2022 14h50 - Atualizado há 7 dias

    Nesta quarta-feira (22), o 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) comemora seus 44 anos. A inauguração ocorreu em 1978, quando chegaram ao Vale do Aço os primeiros 40 militares para atuarem na Primeira Seção de Combate Incêndios do Terceiro Subgrupamento de Incêndios do Primeiro Grupamento de Incêndios do Corpo de Bombeiros, na época ainda subordinado à Polícia Militar de Minas Gerais.

    Da inauguração da unidade até 2003, os bombeiros ocuparam as dependências do 14º Batalhão de Polícia Militar. Desde janeiro de 2004 os trabalhos foram transferidos para onde hoje está a atual sede, no Centro de Ipatinga.

    Em sua história, a unidade passou por diversas denominações sendo em 1994 designada como Segundo Pelotão da Terceira Companhia Especial de Bombeiros do Primeiro Batalhão localizado em Belo Horizonte. Nesta época comandaram a Unidade o tenente MM Aldair Penido da Silva e o tenente BM Silvane Givisiez, os quais mais tarde se tornaram Coronéis do Corpo de Bombeiros, a mais alta patente da corporação.

    Foto: reprodução/ Google Street View

     

    Já no último posto da carreira, o coronel BM Silvane Givisiez comandou o 5º Comando Operacional de Bombeiros (5º COB) desempenhando importante papel para o fortalecimento e crescimento do Corpo de Bombeiros em Ipatinga.

    Nos anos 2000, a unidade ficou subordinada a Primeira Companhia Independente de Governador Valadares se tornando-se a Terceira Companhia de Bombeiros de Ipatinga, sendo em 2006 renomeada Segunda Companhia do Sexto Batalhão em Governador Valadares

    Neste período a Unidade possuía pelotões pelotões nas cidade de Ipatinga, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Itabira e posteriormente Timóteo. Em 2015 a unidade foi elevada à condição de Terceira Companhia Independente se tornando administrativa e financeiramente uma unidade autônoma dentro da estrutura do Corpo de Bombeiros Militar.

    Já em 2018 atingindo a sua maturidade estrutural a unidade foi elevada à condição de 11º Batalhão de Bombeiros Militar, maior posição em que uma unidade operacional do Corpo de Bombeiros pode desfrutar.

    Ao longo de sua história vários militares passaram e exerceram suas funções de forma valorosa, trazendo segurança e conforto para a sociedade mineira e em especial para a população da Região do Vale do Aço.

    Nesse tempo, várias conquistas foram alcançadas pelos militares, que trabalharam ou ainda trabalham para o crescimento do 11º BBM, na qual se destaca a instalação do serviço de moto operacional, a centralização do número 193 no Vale do Aço na sede do Batalhão e, de forma pioneira, a Centralização das análises dos Projetos de Combate a Incêndio na Sede da Unidade
    A presença do Corpo de Bombeiros no Vale do Aço, representado pelo 11º BBM é de extrema importância considerando que a cidade de Ipatinga e região tem grande vocação industrial, além de um importante entroncamento rodoferroviário.

    Atualmente o 11º BBM, além de Ipatinga, possui frações Subordinadas nas cidades de Coronel Fabriciano, Itabira, Timóteo, Manhuaçu, Caratinga e Ponte Nova, tendo uma área de atuação de 30.700 km² e uma população superior a 1.800.000 habitantes, a maior população de uma unidade do interior do Estado de Minas Gerais.
     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]