Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Cresce a adesão de energia elétrica fotovoltaica em todo o Brasil

    Existem cerca de 30 empresas especializadas na geração dessa energia no Vale do Aço

    Por Plox

    22/06/2022 18h38 - Atualizado há 13 dias

    A energia hidrelétrica ainda é a maior responsável pela geração de energia no Brasil, cerca de 57,6% da energia utilizada pelos brasileiros são provenientes desta indústria. Porém, devido a crise hídrica, aumento da conta de luz, e busca por sustentabilidade, a produção de energia solar fotovoltaica tem crescido em todo território nacional. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSolar), 17 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas devido ao uso dessa energia.

     

    Painéis de geração de energia solar fotovoltaicas. Foto: Vibe Images / Shutterstock.com

    Além de ser mais sustentável, a energia solar fotovoltaica tem como outras vantagens a sua longa durabilidade, podendo ultrapassar os 25 anos de vida útil, além de ter um custo baixo de manutenção e poder gerar uma economia de até 95% na conta de luz do usuário. Em contrapartida, o gasto com sua aquisição é alto.

    Somente na Região Metropolitana do Vale do Aço, existem 30 empresas especializadas na geração de energia solar. Conforme dados da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), atualmente existem 6396 usinas fotovoltaicas  ativadas.  “A energia solar já é uma tendência mundial, é o que chamamos de energia do futuro. No Brasil, 2,4% de toda matriz elétrica é solar, o mercado ainda tem muito para se desenvolver, afirma Luiz Alberto Wagner, CEO da HCC Energia Solar.

    Devido ao crescimento deste segmento, empresas privadas já investiram R$66,3 bilhões desde 2012, gerando de forma direta e indireta mais de 390 mil empregos. Os dados foram divulgados pela ABsolar.


     

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]