Brasil

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Seis dicas para inovar nas atividades com o animal de estimação em espaços pequenos

    Especialista em cuidado animal conta como trazer mais diversão e diferentes possibilidades de movimentos para o pet em casa

    Por Plox

    22/06/2022 16h20 - Atualizado há quase 2 anos

    Quem tem pet em casa sabe a dificuldade de conseguir manter o animal ativo com atividades físicas, principalmente quando o espaço é reduzido, como em kitnets e apartamentos, onde ele não tem a possibilidade de explorar o local como em um lugar aberto.

    De acordo com a CEO da franquia especializada em cuidado animal, EcoCão Espaço Pet, Patrícia Sprada, os tutores encontram obstáculos na hora de promover tarefas ligadas ao lazer e diversão do animal nestes locais. "Além da falta de espaço para o animal correr ou se movimentar, os tutores também precisam encarar a rotina diária de cada família, que nem sempre favorece esses momentos de entretenimento e cuidado com o amigo que fica em casa”, afirma. 

    Pensando nesse cenário, a especialista compartilhou seis dicas de como inovar nas atividades para garantir a movimentação dos pets em espaços reduzidos, confira: 

    1 - Utilize brinquedos pequenos

    Os animais, como cachorros e gatos, são apaixonados por brinquedos pequenos, como as bolinhas. Por isso, invista neste tipo de acessório para trabalhar principalmente sua movimentação. Também é possível montar bolinhas com meias que não são mais utilizadas. Só lembre que é um brinquedo a ser oferecido com supervisão, pois há cães que gostam de mastigar tecidos e acabam engolindo.

    2 - Realize atividades que incentivem a memória

    Outra forma de levar mais dinâmica e diversão para a vida dos pets é realizar atividades que incentivam a memória do animal. “Essas ‘brincadeiras’ podem ser executadas com itens simples, como alguns copos ou baldes pequenos (quanto mais ‘obstáculos’, maior a dificuldade), com brinquedos que eles gostem e que chamem sua atenção, como a bolinha predileta. Assim, você pode brincar de esconder o brinquedo e incentivar o animal a procurar e localizar onde está”, sugere Patrícia. 

    3 - Incentive ações que promovam a percepção do pet

    Além da memória, é importante também treinar a percepção do animal em relação ao seu faro e aos gostos dos alimentos. Então, promova brincadeiras como ‘caça ração’ ou ‘caça petisco’ pela casa.  Além do animal se mexer bastante buscando a sua recompensa, ele acaba trabalhando áreas importantes no seu desenvolvimento. 

    4 - Inove com brinquedos recicláveis

    “Muitas vezes nos perguntamos se temos os materiais necessários para promover a diversão do animal e esquecemos que coisas simples podem ajudar nessa missão. Por exemplo, uma caixa de papelão para gatos. Os felinos adoram brincar com tudo que seja macio ou que tenha papelão e uma boa alternativa é levar esses objetos para a rotina deles”, recomenda a especialista. 

    Também é possível criar outras atividades utilizando garrafas de plástico, bandejas de ovos, potes descartáveis, entre outros. A criatividade é sem limites na hora de agradar os animais. 

    5 - Cabo de Guerra

    Há quem diga que não é a melhor das brincadeiras, mas com certeza é uma forma de interagir com o pet e promover o entretenimento em casa. Por isso, invista em cordas para a diversão. “Mas tome cuidado apenas para não machucar o animal com a força na hora de puxar a corda para você”, alerta a profissional. 

    6 - Transforme o aprendizado de comandos em brincadeiras

    Outra forma de se divertir com os animais de estimação é ensinando comandos básicos para o seu próprio comportamento. Às vezes, uma simples ‘aula’ de como se comportar na hora em que as visitas chegam em casa pode se tornar em um grande exercício para o animal. Na Internet, é possível encontrar alguns vídeos tutoriais ensinando como realizar estes comandos com os pets. 

    Além das dicas, a especialista reforça a importância do carinho com o animal, principalmente em relação ao tempo que ele passa dentro de casa. “Muitas vezes, o pet acaba ficando o dia inteiro sozinho no apartamento ou em casa, por isso, é essencial que o tutor crie uma rotina de passeios para ajudar a aliviar um possível estresse do companheiro”, ressalta. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]