Destroços são do submarino desaparecido, revela imprensa britânica

O Titan desapareceu no domingo (18), durante uma tentativa de chegar aos restos do naufrágio do Titanic

Por Plox

22/06/2023 15h28 - Atualizado há mais de 1 ano

Relatórios de fontes anônimas para a imprensa britânica indicam que destroços encontrados no Atlântico Norte possivelmente pertencem ao submersível Titan, da empresa OceanGate Expeditions. O Titan desapareceu no domingo (18), durante uma tentativa de chegar aos restos do naufrágio do Titanic.

Foto: @oceangate/Instagram/Reprodução

 

Segundo o jornal britânico The Guardian, um profissional de resgate, em declarações à Sky News, confirmou que os destroços seriam a "estrutura de pouso" e a "tampa traseira" do submersível.

O desaparecimento ocorreu quando o Titan, em comunicação com o navio Polar Prince da empresa canadense Horizon Maritime, interrompeu o contato menos de duas horas após um mergulho que deveria durar cerca de sete horas. O objetivo era visitar o local do naufrágio do Titanic, que repousa a quase 4.000 metros abaixo da superfície e a 600 quilômetros do continente, em Terranova.

A Busca em Alto Mar

No Titan estavam o britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman, ambos britânicos e paquistaneses; o mergulhador francês veterano Paul-Henri Nargeolet; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions. A empresa cobrava US$ 250.000 por turista (cerca de R$ 1,1 milhão na cotação atual).

A busca pelo submarino está sendo conduzida pelas guardas costeiras do Canadá e dos Estados Unidos desde o domingo. A operação envolve navios, robôs e aviões. No entanto, a situação tornou-se mais crítica nesta quinta-feira, já que as 96 horas de suprimento de oxigênio de emergência disponíveis para o submersível Titan teriam se esgotado às 8h08 do dia.

Destaques