Rebeca Andrade brilha nas eliminatórias do Troféu Brasil

A ginasta avança para as finais nas barras assimétricas e na trave antes dos Jogos de Paris

Por Plox

22/06/2024 14h09 - Atualizado há cerca de 1 mês

As finais do Troféu Brasil de ginástica artística acontecem neste domingo, a partir das 9h30

Rebeca Andrade garantiu vaga em duas finais durante as eliminatórias do Troféu Brasil de ginástica artística, realizadas na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira (21). Este evento é a última competição da seleção brasileira antes dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Foto: divulgação @cbginastica

A campeã olímpica competiu apenas nas barras assimétricas e na trave, poupando-se do salto e do solo, como costuma fazer em competições nacionais. Na estreia nas barras assimétricas, Rebeca alcançou a nota de 14.800, a mais alta das eliminatórias. Jade Barbosa e Lorrane Oliveira seguiram com notas de 13.567 e 13.367, respectivamente. Na trave, Rebeca obteve 13.767, ficando atrás de Flávia Saraiva, que registrou a mesma nota.

"O sistema de disputa do Troféu Brasil foi todo pensado tendo a Olimpíada em mente", afirmou Hilton Dichelli Júnior, coordenador da seleção brasileira masculina. "Será a primeira competição oficial no Brasil com aparelhagem da marca Gymnova, a mesma a ser utilizada em Paris. Procuramos reproduzir no Rio algo que os ginastas terão nos Jogos Olímpicos, de forma a proporcionar algum nível de adaptação."

Jade Barbosa também comentou sobre a importância da competição: "É incrível competir nos aparelhos que serão os dos Jogos, com os quais a gente não está acostumado. Este campeonato traz muitas oportunidades. É a chance de fazermos testes de alguns elementos nas apresentações", afirmou ao Canal Olímpico do Brasil.

Além de Rebeca, Flávia Saraiva é outro motivo de otimismo para a ginástica artística brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, vivendo o melhor momento de sua carreira e acreditando na possibilidade de conquistar uma medalha.

No domingo, após as finais da competição, serão anunciados oficialmente os ginastas que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos. O Brasil terá cinco vagas para o feminino e duas para o masculino, com uma das vagas masculinas destinada a Diogo Soares.

Destaques