Frente fria derruba temperaturas a 3°C e acende alerta em todo o estado de SP

Defesa Civil alerta para frio intenso com geadas e fortes chuvas; abrigo será reaberto na capital para proteger população vulnerável

Por Plox

22/06/2025 14h34 - Atualizado há cerca de 22 horas

O Estado de São Paulo se prepara para enfrentar uma intensa onda de frio, com temperaturas que podem chegar a 3°C em algumas regiões, conforme alerta emitido pela Defesa Civil neste domingo (22).


Imagem Foto:Paulo Pinto / Agência Brasil


A nova frente fria começa a atuar nesta segunda-feira (23) e trará, além das baixas temperaturas, fortes chuvas, ventos intensos, raios e possibilidade de granizo em pontos isolados. A previsão é de que os efeitos sejam sentidos em todas as regiões paulistas.


Entre terça-feira (24) e quarta-feira (25), a chegada de uma massa de ar polar acentuará ainda mais o frio, especialmente durante as madrugadas. As menores temperaturas estão previstas para o Vale do Ribeira e Itapeva, com mínimas de 3°C e risco de geadas.


Na Serra da Mantiqueira, os termômetros devem marcar 4°C, também com chance de geadas. As regiões de Presidente Prudente, Marília e Vale do Paraíba podem registrar 6°C. Já na Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba, Araraquara e Bauru, as mínimas devem ficar em torno de 7°C.



Araçatuba e São José do Rio Preto terão temperaturas próximas dos 8°C. Barretos, Franca e Ribeirão Preto devem marcar 9°C, enquanto no Litoral Norte e na Baixada Santista, os termômetros devem registrar 11°C e 12°C, respectivamente.


A Defesa Civil alerta para a possibilidade de transtornos como alagamentos e quedas de árvores devido às chuvas e ventos fortes. Em regiões como Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, capital e litoral, o impacto deverá ser ainda mais intenso.


O governo do estado decidiu reabrir, em caráter emergencial, o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, em São Paulo. O local funcionará a partir das 19h desta segunda-feira (23) até as 8h da quarta-feira (25), oferecendo acolhimento temporário para pessoas em situação de rua.



No abrigo, serão disponibilizados colchões, cobertores, kits de higiene e alimentação, além de atendimento social. Animais de estimação também serão acolhidos. Pela manhã, os abrigados receberão um ticket para tomar café no restaurante Bom Prato da Rua 25 de Março.


A recomendação das autoridades é redobrar os cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, que são os mais afetados pelas baixas temperaturas. Em caso de tempestade, a orientação é evitar áreas alagadas e permanecer em local seguro.


Destaques