Conselho autoriza construir barragens maiores que atuais no semiárido mineiro

As obras são de barragens de água no norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha

Por Plox

22/07/2019 10h53 - Atualizado há mais de 4 anos

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) autorizou construções de barragens até 13 vezes o tamanho máximo permitido para obras de barragens de água no norte de Minas Gerais e no Vale do Jequitinhonha.

A mudança impacta 10 Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos do semiárido do Estado, de 182 cidades de Minas, e permite a utilização em âmbito doméstico, para consumo humano e de animais e para irrigação. Com a mudança, o depósito de água passará a ser de até 40 mil metros cúbicos. Antes era 3 mil metros cúbicos.

Diante do vislumbre de conseguir acumular a água de chuvas, já que a região sofre com o clima seco, produtores rurais se mostram satisfeitos, uma vez que o volume anterior era muito pouco. Para o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz Maia, com o volume maior, “o produtor terá condições de fazer barramentos que realmente permitam ter água para atravessar a seca e manter a sua atividade. Essa mudança é um divisor de águas para a classe rural do Norte de Minas”. Outro produtor rural da região defende que “essa medida vai facilitar para que a água infiltre e abasteça o lençol freático. É um grande avanço que vivenciamos”, diz João Pinto.

Apesar da possibilidade da população local reduzir seu sofrimento com o clima semiárido, pesquisadores defendem que deverá haver fiscalização das obras, para afastar o risco de ruptura e até problemas de ordem ambiental. Para tanto, os produtores devem, dentre outros cuidados, construir as barragens com uma proteção contra a erosão superficial, contra o desmatamento, por exemplo. 

Atualizada às 12h17
 

Destaques