Belo Horizonte vacina pessoas de 36 e 37 anos contra covid na próxima semana
Ampliação será feita com uso de imunizantes reservados para moradores que não retornaram para receber segunda dose
Por Plox
22/07/2021 09h05 - Atualizado há mais de 3 anos
Belo Horizonte vai imunizar, na semana que vem, pessoas com 36 e 37 anos contra a covid-19. A ampliação ocorrerá com o uso de vacinas que estavam guardadas à espera de cidadãos que deveriam ter retornado aos postos para receber a segunda dose, mas não voltaram. Nessa quarta-feira (21), a prefeitura também anunciou imunizantes para moradores com 38 e 39 anos.
De acordo com a administração municipal, o objetivo ao utilizar os compostos químicos que estavam reservados é agilizar a campanha na capital. Assim, a vacinação atenderá pessoas de 36 e 37 anos, completos até 31 de julho, e também será antecipada a aplicação de segunda dose para cerca de 150 mil profissionais de saúde, com idade entre 18 e 36 anos.
Na prática, segundo o Executivo de BH, os cidadãos que perderam as datas para a aplicação da segunda dose deverão esperar a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde e nova convocação da prefeitura, para completar o esquema vacinal. A mesma regra valerá para o público que ainda for convocado para tomar a segunda dose e não comparecer a um posto de vacinação no prazo máximo de uma semana.
"A Prefeitura manteve, por dois meses, essas vacinas reservadas para a segunda dose. Como não houve procura, vamos utilizá-las para imunizar outros grupos etários. Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.
Confira o cronograma
26 de julho, segunda-feira: pessoas de 37 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
27 e 28 de julho, terça e quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;
29 de julho, quinta-feira: pessoas de 36 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;
Para receber a vacina, é necessário ser morador de Belo Horizonte, apresentar documento de identificação com foto e não ter recebido outra vacina nos últimos 14 dias. Além disso, o interessado não pode ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras, será das 8h às 17h e dos pontos de drive-thru das 8h às 16h30. Neste sábado (24), excepcionalmente, os postos fixos, extras e os pontos drive-thru funcionarão das 8h às 13h. Os endereços podem ser vistos aqui.
Outras orientações para a vacinação mais ágil são: as pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo; e sempre checar os endereços antes de se deslocar até algum posto. O motivo, segundo a prefeitura, é que a definição dos pontos de vacinação é dinâmica e sofre alterações diárias por questões de logística e para evitar aglomeração.
"Além disso, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento da prefeitura, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses", afirmou a PBH, em nota.