Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Opositores ao governo brasileiro desembarcam nos EUA com denúncia à ONU

O documento em questão, que tem aproximadamente 50 páginas, possui assinaturas de 52 congressistas

22/07/2023 às 11:26 por Redação Plox

A busca por justiça internacional dos parlamentares brasileiros opositores ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva tomou um rumo geograficamente incorreto. Na tentativa de protocolar uma denúncia na Organização das Nações Unidas (ONU) referente a "violação de direitos" de detidos em atos de 8 de janeiro, esses parlamentares desembarcaram em Nova York, Estados Unidos, no dia 21. Entretanto, o destino correto para tal trâmite seria Genebra, na Suíça.

 

Foto: Roque Sá/Agência Senado

Detalhes do documento: O documento em questão, que tem aproximadamente 50 páginas, possui assinaturas de 52 congressistas, sendo uma delas do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Conforme divulgado pelo próprio Girão, o destinatário da denúncia é Sérgio França Danese, responsável pelo escritório do Brasil na ONU. No entanto, ao se tratar de denúncias destinadas ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, é crucial que sejam protocoladas na cidade suíça, onde o comitê realiza suas sessões. Este entendimento foi corroborado por especialistas em direito internacional e profissionais do Itamaraty, conforme apontado por fontes.

Quem integra a comitiva? O jornal "O Globo" foi responsável por apurar e informar que, além do senador Girão, os senadores Magno Malta (PL-ES) e Carlos Portinho (PL-RJ), bem como o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), compunham o grupo que aterrissou em solo americano. Ao chegarem, foram recebidos pelo embaixador Sérgio França Danese. Entretanto, foram alertados sobre o equívoco geográfico, sendo esclarecidos que a divisão da ONU responsável pela área de direitos humanos encontra-se sediada na Suíça, e não nos Estados Unidos.

Conteúdo da denúncia: O documento elaborado pelos parlamentares solicita a liberação dos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, detidos após os eventos de 8 de janeiro. Grande parte desses já obteve liberdade, no entanto, sob diversas restrições judiciais, incluindo o uso de tornozeleiras eletrônicas. Os parlamentares, em sua denúncia, buscam que a ONU solicite ao governo brasileiro uma compensação por danos morais e materiais aos detidos. Essa solicitação baseia-se na suposta violação de direitos humanos, e o documento se refere aos detidos como "presos políticos".

 


 

Compartilhar a notícia

Veja também
STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria
POLíTICA

Barroso vota pela liberação do aborto até 12ª semana; última ação no STF antes de aposentadoria

Ministro justificou que é saúde pública e impactos sociais em seu último dia no Supremo; julgamento ainda aguarda decisão majoritária dos ministros

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento
POLíTICA

Votação da LDO de 2026 é adiada novamente na Comissão de Orçamento

Após queda de medida provisória que previa aumento de impostos, incertezas no Congresso adiam análise das regras e prioridades de gastos para 2026.

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita
POLíTICA

Michelle Bolsonaro celebra 15 anos da filha Laura com festa restrita

Primeira-dama compartilha homenagem nas redes para Laura; festa teve autorização do STF e presença restrita devido à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.

Para você
Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m
ESPORTES

Aos 50 anos, Mineirinho quebra recorde mundial em megarrampa de 70m

Lenda do skate atinge 94 km/h ao descer fachada de prédio público em Porto Alegre e faz história no esporte

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol
ESPORTES

Aos 43 anos, Fábio atinge 1.390 jogos e iguala maior marca da história do futebol

Goleiro do Fluminense e ídolo do Cruzeiro alcança número recorde de partidas oficiais, segundo a IFFHS, e pode se tornar o maior já na próxima rodada