Kamala Harris obtém apoio de 40% dos delegados democratas rumo à indicação

Vice-presidente consolida liderança na corrida pela nomeação democrata após retirada de Joe Biden da disputa eleitoral

Por Plox

22/07/2024 15h29 - Atualizado há cerca de 2 meses

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, está rapidamente consolidando sua posição para liderar a chapa democrata na próxima eleição presidencial contra Donald Trump. Atualmente, ela conta com o apoio de mais de 850 delegados democratas, representando cerca de 43% do total necessário para garantir a nomeação. Segundo um levantamento da Associated Press, são 856 delegados até o momento, enquanto são necessários 1.976 para a indicação automática.

Foto: reprodução

Endossos significativos e figuras políticas

A pesquisa da AP, baseada em entrevistas com delegados e declarações públicas de partidos estaduais, não inclui superdelegados, que só votam se nenhum candidato alcançar a maioria na primeira rodada. Nancy Pelosi, presidente emérita democrata, anunciou publicamente seu apoio a Kamala, juntando-se a uma lista crescente de políticos que também a apoiam. Entre eles estão Gretchen Whitmer (governadora de Michigan), JB Pritzker (governador de Illinois) e Gavin Newsom (governador da Califórnia).

Suporte de delegados estaduais

Delegados de diversos estados já declararam apoio a Kamala Harris, incluindo:

Flórida: 210 delegados
Carolina do Norte: 113 delegados
Maryland: 95 delegados
Tennessee: 63 delegados
Carolina do Sul: 55 delegados
Louisiana: 47 delegados
Nova York: 28 delegados
Kentucky: 27 delegados
Minnesota: 27 delegados
New Hampshire: 25 delegados
Wisconsin: 23 delegados
Massachusetts: 20 delegados
Ohio: 15 delegados
Colorado: 12 delegados
Alaska, Arizona, Arkansas, Califórnia, Connecticut, Geórgia, Illinois, Iowa, Kansas, Michigan, Missouri, Montana, Nevada, Novo México, Dakota do Norte, Oklahoma, Oregon, Rhode Island, Texas, Utah e Virginia: 86 delegados no total, com menos de 10 cada.
Retirada de candidatos concorrentes

Desde a desistência de Biden, cinco potenciais candidatos democratas abandonaram a corrida, expressando apoio à vice-presidente. Além dos já mencionados Whitmer, Pritzker e Newsom, Josh Shapiro (governador da Pensilvânia) e Dean Phillips (deputado por Minnesota) também apoiam Kamala. Phillips, que foi brevemente candidato nas primárias, destacou a necessidade de um processo "breve, transparente e competitivo" para a escolha do candidato democrata.

Declarações de apoio e impacto político

Gavin Newsom e Josh Shapiro, inicialmente neutros, declararam apoio a Kamala horas após os primeiros pronunciamentos. Shapiro afirmou: "Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA". Newsom complementou: "Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala".

Vozes influentes do partido

Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman (fundador do LinkedIn e grande doador democrata), chamou Kamala de "o sonho americano personificado", destacando sua origem como filha de imigrantes. Ele afirmou: "Mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris". Peter Welch, senador dos EUA e primeiro democrata a pedir a desistência de Biden, também pediu um processo aberto para a nomeação de um novo candidato do partido.

Destaques