Socorrista do SAMU no Vale do Aço ensina técnicas de desengasgo de crianças
O ideal é que haja uma segunda pessoa presente para auxiliar no procedimento, ligando para os números de emergência 190 , 192 ou 193
Por Plox
22/07/2024 13h26 - Atualizado há 8 meses
Saber como agir em casos de engasgamento é crucial para a segurança dos bebês. O socorrista do SAMU, André Luiz da Costa, ensina ao vivo no Plox orientações para papais e mamãe agirem em caso de engasgos de crianças e lidarem com essa situação de emergência.
Assista:
Manter a calma e realizar os procedimentos corretos é fundamental quando não é possível aguardar ajuda profissional. O primeiro passo é colocar o bebê no antebraço, com o tórax voltado para baixo e a cabeça ligeiramente inclinada para facilitar a desobstrução das vias aéreas. Com a mão, segure o queixo da criança e estenda seu pescoço.
Com a cabeça virada para baixo, aplique cinco tapas firmes nas costas do bebê, em direção à frente. Não tenha medo de machucá-lo, pois a força do tapa é necessária para expelir o objeto ou fluido.
Após as batidas, vire o bebê e verifique se o que estava obstruindo suas vias aéreas foi expelido. Utilizando os dedos em forma de pinça, tente retirar o objeto ou fluido com cuidado para não empurrá-lo ainda mais para dentro. Se a criança ainda não estiver respirando, coloque dois dedos entre os mamilos dela e faça cinco compressões no tórax.
Caso o bebê não volte a respirar, repita os passos até conseguir desobstruir as vias aéreas. O ideal é que haja uma segunda pessoa presente para auxiliar no procedimento, ligando para os números de emergência 190 , 192 ou 193 enquanto o socorro é prestado. Se estiver sozinho, é fundamental iniciar os primeiros socorros antes de fazer a ligação.
