Audiovisual como motor da nova economia no Vale do Aço é assunto de seminário no fim de semana

Evento no Unileste, em Coronel Fabriciano, reúne especialistas e oficinas para impulsionar o setor audiovisual na região

Por Plox

22/07/2025 16h50 - Atualizado há 2 dias

Atenção, gestores e empreendedores do audiovisual. O Vale do Aço se prepara para sediar, nesta sexta-feira (25) e sábado (26), o seminário Polo Cine Vales – a nova indústria criativa em movimento. O evento, que acontecerá no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), em Coronel Fabriciano, destaca o papel estratégico do audiovisual como impulsionador da economia, cultura e desenvolvimento social na Região Metropolitana do Vale do Aço e arredores. Para contar sobre a proposta de criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do audiovisual e detalhes da programação, O PLOX recebe no estúdio a gerente de planejamento da Agência De Desenvolvimento Da Região Metropolitana Do Vale Do Aço (ARMVA), Fabiana Souza,  E o diretor da Filminas, Elizeu Mol. Acompanhe na live.



A proposta principal gira em torno da criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) do Audiovisual. A estrutura busca unir diferentes frentes da cadeia criativa e técnica — como profissionais, instituições, empresas, poder público, festivais, plataformas de exibição e financiamento — em prol do fortalecimento regional. Essa ideia se apoia em experiências bem-sucedidas já observadas no Vale do Aço, que tem ganhado notoriedade com a produção de curtas e longas-metragens exibidos em eventos nacionais e internacionais.


Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE/MG) e da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), o seminário visa consolidar o audiovisual como política pública integrada, sustentável e conectada às potencialidades produtivas do interior mineiro.


Imagem Foto:


Entre os destaques da programação está a palestra de César Piva, marcada para o dia 25, às 19h. Gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com sede em Cataguases, Piva compartilhará sua vivência na formação de um APL audiovisual na região, abordando os desafios e soluções para transformar o setor criativo em motor de desenvolvimento econômico por meio de parcerias entre universidades, governos e iniciativa privada.



Imagem Foto: Divulgação


A programação do sábado, 26 de julho, será marcada por uma série de debates e atividades voltadas à criação colaborativa e à consolidação do Polo Cine Vales. As atividades começam às 14h com a abertura de Elizeu Mol, seguida por falas de Savio Tarso (14h10), do diretor Lucas (14h20). Após uma pausa para o lanche às 15h, os participantes se dividirão, entre 15h30 e 16h30, em grupos temáticos para discutir os principais eixos de atuação do polo. O Grupo 01, mediado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (SECULT/MG), tratará da certificação de produtoras e da ampliação de mercado. Já o Grupo 02, sob mediação da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), reunirá representantes de prefeituras para discutir a participação municipal via Film Commission. O Grupo 03 será conduzido pela SEDE/MG e contará com empresários e representantes de áreas como hotelaria, figurino, atuação, música e educação, discutindo o papel das empresas e produtores independentes no arranjo produtivo. Encerrando as atividades do dia, das 16h30 às 17h, será realizada a eleição da Governança do Polo Cine Vales, momento decisivo para a estruturação formal da iniciativa na região 


O seminário é uma realização da Filminas, com apoio institucional da SEDE/MG e da ARMVA. As inscrições e informações completas estão disponíveis no site oficial: Polo Cine Vales: Colaboração e Crescimento Audiovisual | APL Polo Cine Vales


Imagem Foto: Divulgação


O evento promete ser um ponto de virada para o setor criativo da região, incentivando conexões entre talentos locais, inovação e crescimento econômico sustentável.


Destaques