Governo de Minas abre inscrições para novo concurso da Educação com mais de 13 mil vagas
Inscrições vão até 21 de agosto; vagas abrangem todas as regionais de ensino do estado
Por Plox
22/07/2025 08h21 - Atualizado há 3 dias
O Governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira, 21 de julho, a abertura de um novo concurso público para o setor da Educação, com um total de 13.795 vagas distribuídas em todo o estado. A iniciativa é conduzida pelas Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Planejamento e Gestão (Seplag), e representa um importante reforço no quadro de servidores da rede estadual de ensino.

As oportunidades incluem cargos como Professor de Educação Básica (PEB), Especialista em Educação Básica (EEB), Técnico da Educação (TDE), Analista da Educação Básica (AEB), Analista Educacional (ANE) e Analista Educacional na função de Inspeção Escolar (ANE/IE). As vagas estão distribuídas entre todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e a sede da SEE/MG, localizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
As inscrições já estão abertas e seguem até as 16h do dia 21 de agosto. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site da banca organizadora Consulplan. O edital também prevê cadastro reserva e reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme estabelecido na Lei Estadual nº 11.867/1995. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição podem ser feitos até a próxima quinta-feira, 24 de julho.
Para o governador Romeu Zema, a seleção representa um avanço para o sistema educacional mineiro.
\"São quase 14 mil novos profissionais que vão contribuir e muito para continuarmos a melhorar a qualidade do ensino em Minas, dando melhores condições para os nossos estudantes mostrarem, cada vez mais, a capacidade deles\"
, afirmou. O secretário de Educação, Igor de Alvarenga, reforçou o caráter transformador do certame:
\"É uma grande oportunidade para quem quer fazer parte dessa transformação na educação mineira\"
.
No último sábado, 19 de julho, o Executivo estadual também publicou, no Diário Oficial de Minas Gerais, um novo lote de nomeações relativas ao concurso anterior (Edital Seplag/SEE nº 3/2023). Ao todo, foram nomeados 33 aprovados excedentes, entre eles 15 Analistas Educacionais, 14 Analistas na função de Inspeção Escolar e 4 Professores da Educação Básica. A medida dá continuidade à política de efetivação do funcionalismo. Desde o início da atual gestão, já foram realizadas 27.818 nomeações, sendo mais de 6,8 mil somente neste último edital.
De acordo com a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Santos, a meta do governo é fortalecer a rede estadual com servidores concursados.
\"Nosso objetivo é compor o quadro de pessoal da Educação com o máximo possível de servidores concursados. Isso traz segurança aos profissionais e estabilidade à rede estadual para a implementação e continuidade das políticas públicas educacionais\"
, concluiu.