Polícia começa a devolver 1.400 celulares roubados no RJ; aparelhos foram recuperados na Operação Rastreio
Operação Rastreio já recuperou mais de 4,7 mil celulares e prendeu centenas de envolvidos na cadeia criminosa
Por Plox
22/07/2025 15h56 - Atualizado há 2 dias
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início, nesta terça-feira (22), à devolução de 1.400 celulares roubados ou furtados a seus legítimos proprietários. A medida faz parte dos desdobramentos da Operação Rastreio, que tem como foco desarticular toda a rota do crime envolvendo roubo, furto e receptação desses aparelhos no estado.

Desde o início da ação, que começou em maio, mais de 4,7 mil celulares foram recuperados, e aproximadamente 270 pessoas acabaram presas. A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) e continuará nos próximos meses, com novas devoluções programadas à medida que os aparelhos forem periciados e os donos, localizados.
Além das ações repressivas, a Operação Rastreio busca também alertar a população sobre os perigos de adquirir celulares de origem duvidosa. Para isso, foi lançado o aplicativo Meu Celular Seguro RJ, uma ferramenta gratuita que permite o cadastro e consulta do IMEI — número de identificação do aparelho — para verificar restrições antes da compra.
A plataforma é atualizada em tempo real, com base nos registros de ocorrência feitos nas delegacias do estado. O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, fez um apelo direto à população: \"Não comprem aparelhos de procedência duvidosa, desconfiem de preços muito abaixo dos praticados no mercado. Sempre exijam nota fiscal e, em caso de dúvida, consultem o IMEI no aplicativo da Polícia Civil. Assim é possível evitar a compra de produtos roubados ou furtados e não contribuir para essa cadeia criminosa\".