Usiminas inicia nova Pesquisa Ambiental para ouvir moradores de 12 bairros em Ipatinga
Ação semestral avalia percepção da comunidade sobre o pó preto e reforça compromisso ambiental da empresa
Por Plox
22/07/2025 16h56 - Atualizado há 2 dias
A Usiminas está promovendo uma nova edição da sua Pesquisa Ambiental semestral em Ipatinga. A ação tem como objetivo ouvir a população e compreender a percepção dos moradores sobre as medidas adotadas pela empresa para reduzir o material particulado, conhecido como pó preto, que afeta os bairros próximos ao Centro Industrial.
O levantamento está sendo realizado pela empresa CP2, especializada nesse tipo de estudo e sediada em Belo Horizonte. Os pesquisadores estão realizando visitas domiciliares e entrevistas com moradores de 12 bairros localizados no entorno da usina: Bela Vista, Bom Retiro, Cariru, Castelo, Centro, Das Águas, Ferroviários, Horto, Iguaçu, Imbaúbas, Novo Cruzeiro e Vila Ipanema.

Todos os profissionais envolvidos na pesquisa estão devidamente uniformizados e identificados para garantir a segurança dos participantes. A ação é parte do compromisso da Usiminas com o diálogo constante e transparente com a comunidade local, além de servir como instrumento para o aperfeiçoamento das práticas ambientais da companhia.
“Realizar essa escuta com a comunidade é fundamental para entendermos como nossas ações e os investimentos feitos nos últimos anos têm refletido no dia a dia das pessoas que vivem próximas ao Centro Industrial. Esse diálogo transparente é essencial para buscar ser uma boa vizinha”, afirmou Tayná Vieira, gerente de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas.
A iniciativa busca fortalecer a confiança entre a empresa e os moradores, ao mesmo tempo em que oferece subsídios para ações futuras de mitigação dos impactos ambientais.