Criança também tem depressão. Saiba como lidar

É importante que a família e a escola observem mudanças comportamentais

Por Plox

22/08/2019 08h37 - Atualizado há mais de 4 anos

Casos de depressão infantil não são tão incomuns quanto se pensa. No Brasil, há uma estimativa de que das crianças com até 12 anos, entre 2% e 3%, têm a doença. Entre os sintomas estão isolamento, desânimo, irritação, mudanças de humor, sono demais ou de menos e quando o pequeno deixa de lado atividades que davam prazer. 

Tanto a depressão quanto os transtornos alimentares podem se manifestar tanto em adultos, mas também entre os jovens e até entre as crianças. Para ajudar, é importante que a família e a escola observem mudanças comportamentais nesses ambientes, estando sempre próximos dos alunos e saibam ouvir, além conversar bastante, sem super valorizar ou subestimar os sentimentos.

Crianças também sofrem com a depressão Crédito: Reprodução

Isolamento pode ser sintoma de depressão, por isso, é importante avaliar com um profissional-Foto: Reprodução

Quando há a depressão, até a aprendizagem fica comprometida. Regina Lima, psicopedagoga, afirma que “é importante entender que a depressão é uma doença e precisa ser acompanhada por médicos e especialistas”. Mariana Breim, diretora de desenvolvimento integral, deixa claro que “tristeza e frustração fazem parte do cotidiano, nem tudo é depressão e as crianças precisam aprender que a vida tem altos e baixos e saber lidar com isso”.  
 

Atualizada às 15h51

Destaques