Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Como superar os desafios da amamentação; veja no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

22/08/2023 às 21:36 por Redação Plox

O Brasil vem evoluindo nas taxas de amamentação ao longo das décadas, mas ainda está abaixo do recomendado. A campanha Agosto Dourado foi criada justamente para incentivar apoio ao aleitamento materno. Em 2023 o slogan é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. E esse é o assunto do PodPlox desta terça-feira (22). O programa recebe a pediatra Iara Gail Lopes e a doula e consultora em amamentação Natália Luiza Pedro. Acompanhe!


 

Incentivo ao aleitamento exclusivo
A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no país foi de 45,8%, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), publicado em 2021. Esse índice representa um avanço relevante em cerca de três décadas. Em 1986, o percentual era de apenas 3%.
Na década de 70, as crianças brasileiras eram amamentadas, em média, por dois meses e meio. Agora, a duração média é de 16 meses, o equivalente a 1 ano e quatro meses de vida. 
A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice, até 2030, chegue a 70%.
Agosto dourado

Com o slogan Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, o Ministério da Saúde (MS) lançou, no dia 31 de julho, a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023. O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS.

"O objetivo da SMAM deste ano é informar a sociedade quanto a importância da licença remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação", conta a coordenadora do Banco do Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva.

O apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês. "O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", completa Danielle Aparecida da Silva.

 

Biografia das entrevistadas:

Iara Gail Lopes é médica pela Univaço, pediatra pelo Hospital Márcio Cunha; especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); tem pós-graduação em Infectologia pediátrica pela Ipemed Afya.

Natália Luiza Pedro é doula, educadora perinatal, aromaterapeuta, consultora de amamentação e consultora materna.

Compartilhar a notícia

Veja também
Anabolizantes triplicam risco de infarto e causam outras doenças cardíacas
SAúDE

Anabolizantes triplicam risco de infarto e causam outras doenças cardíacas

Estudo com mais de mil homens na Dinamarca revela que uso dessas substâncias pode provocar arritmias, tromboembolismo e até morte súbita

Brasil mantém uso de aditivo banido na Europa e reacende debate
SAúDE

Brasil mantém uso de aditivo banido na Europa e reacende debate

Anvisa decide manter o dióxido de titânio em alimentos, apesar de proibição na União Europeia e críticas de especialistas

SAúDE

Duas pessoas são intoxicadas por paracetamol diariamente em Minas Gerais

Excesso do medicamento pode provocar danos graves ao fígado e resultar em morte

Suicidio.jpeg
SAúDE

Apontada como 'cidade do suicídio', psicólogo nega 'liderança' de Itabira

Berço da mineradora Vale, atualmente município parece ter se afastado do título negativo que carregou por décadas

para você
ECONO,MIA.jpg
ECONOMIA

Receita Federal abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

O dinheiro vai ser depositado na próxima quarta-feira (15)

LAZER

Cristina Leite faz história como a primeira candidata de 51 anos no Miss Universe Brasil 2025

Modelo e atriz representará Rondônia e reforça a inclusão de mulheres acima dos 50 anos no concurso

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

Lucas Lucco relata incidente em show: confronto com traficante após atraso

Durante entrevista, o cantor descreve um encontro tenso com um criminoso irritado por atraso em apresentação.

POLíCIA

Chuvas fortes arrastam maconha e polícia prende traficante em Santana do Paraíso

Drogas escondidas em matagal foram localizadas com apoio da Rocca após serem arrastadas pela chuva no bairro Industrial.