Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

TRF-1 isenta Dilma das "pedaladas fiscais", que baseou o impeachment, e mantém processo arquivado

Decisão beneficia demais integrantes do governo da ex-presidente

22/08/2023 às 11:58 por Redação Plox

Nesta segunda-feira (21), o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), de forma unânime, confirmou o arquivamento da Ação de Improbidade Administrativa que apurava as chamadas "pedaladas fiscais". A investigação envolvia a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho, além de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, e Arno Augustin, ex-secretário do Tesouro.

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

 

O caso se tornou base para o processo de impeachment de Rousseff em 2016. A 10ª Turma do TRF-1 deliberou sobre um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal (MPF) contrário à decisão de arquivamento, tomada em primeira instância no ano anterior.

Os envolvidos foram acusados pelo MPF de usar entidades bancárias estatais para mascarar resultados fiscais, postergando transferências de fundos por parte do governo federal. No entanto, tanto Dilma quanto Mantega já haviam sido retirados do processo na 4ª Vara Federal de Brasília, e a ação contra os outros acusados foi posteriormente arquivada por falta de consistência nas acusações.

Na última sessão, o TRF-1, ao analisar o recurso do MPF sobre o arquivamento inicial, confirmou a decisão por 3 votos a 0. Participaram do julgamento o relator, juiz Saulo Casali Bahia, o juiz Marllon Souza e o desembargador Marcos Vinícius Reis Bastos.

Durante os debates, Eduardo Lasmar, advogado representante de Dilma, enfatizou que a ex-presidente não estava envolvida nas ações bancárias em questão e criticou a falta de clareza nas acusações do MPF.

Compartilhar a notícia

para você
aaafv
FAMOSOS

Debora Bloch se desentende com Clara Moneke durante gravações

Os bastidores da novela "No Rancho Fundo", que está prevista para substituir "Elas por Elas" na Rede Globo, têm sido palco de tensões entre o elenco

dinheiro.jpg
ECONOMIA

BDMG reduz taxa de juros nas linhas de crédito para micro e pequenas empresas

O empreendedor pode requerer o financiamento de qualquer parte do estado mineiro

Empresa recém-criada em MG conquista área de mineração maior que o Distrito Federal
ECONOMIA

Empresa recém-criada em MG conquista área de mineração maior que o Distrito Federal

3D Minerals, sem histórico no setor, arrematou 116 áreas de minerais críticos em leilão da ANM

Veja como fica o tempo no Vale do Aço no feriado de Corpus Christi
GERAL

Veja como fica o tempo no Vale do Aço no feriado de Corpus Christi

Sol entre nuvens e temperaturas amenas devem marcar o dia 19 em Ipatinga, Timóteo, Fabriciano e Santana do Paraíso