Pescadores resgatam cães abandonados em buraco em Guaratiba
Animais estavam amarrados a sacos de ração e precisaram de atendimento veterinário urgente.
Por Plox
22/08/2024 09h00 - Atualizado há 2 meses
Em um ato de crueldade, dois cãezinhos foram abandonados em um buraco coberto por capim nas margens do Rio Piraquê, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na manhã desta quarta-feira (21), pescadores que passavam pelo local encontraram os animais em estado crítico. Amarrados a sacos de ração, os cachorros estavam extremamente debilitados e precisavam de ajuda imediata.
Resgate e primeiros socorros
Ana Celeste, uma das pescadoras que participou do resgate, relatou que os cãezinhos foram deixados em um buraco e cobertos com capim. “Só não enterraram porque o solo é muito duro”, comentou Ana, ainda chocada com a situação. Após serem resgatados, os animais foram levados de carro para a Fazenda Modelo, onde receberam os primeiros socorros.
Transferência para clínica veterinária
Devido à gravidade do estado de saúde dos cães, foi necessário transferi-los com urgência para uma clínica veterinária especializada. Na clínica, os cachorros foram diagnosticados com parvovirose canina, uma doença severa que ataca o sistema gastrointestinal, causando diarreia e vômito. Além disso, eles precisaram de tratamento para lesões na pele e nos olhos.
Tratamento e recuperação
Os animais estão recebendo soro e medicamentos na clínica, além de passarem por exames regulares para monitorar a recuperação. Assim que estiverem recuperados, os cãezinhos serão colocados para adoção, aguardando a chance de encontrar um novo lar.
O caso chama a atenção para a necessidade de conscientização sobre o abandono de animais e a importância de ações rápidas para resgatar e cuidar desses seres vulneráveis.