Ipatinga registra menor índice do LIRAa em anos, mas mantém alerta contra Aedes
Infestação caiu de 7,4% em janeiro para 1% em agosto de 2025, o menor índice registrado na cidade
Por Plox
22/08/2025 17h27 - Atualizado há 4 dias
A cidade de Ipatinga registrou o menor índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti dos últimos anos, conforme dados divulgados pela Prefeitura nesta sexta-feira (22). O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de agosto de 2025 apontou um índice geral de 1%.

A redução é expressiva se comparada a períodos anteriores: em janeiro de 2024 o índice chegou a 7,4%, em agosto de 2024 foi de 1,1%, em agosto de 2023 alcançou 2,6%, e em junho de 2022 também ficou em 1,1%. Já em outubro de 2021, o município enfrentava um índice de 4,4%.

Apesar dos dados animadores, a gerente da Seção de Controle de Zoonoses, Vanessa Andrade Nascimento, faz um alerta. “É um índice histórico, mas basta uma tampinha com água parada para o mosquito voltar a se multiplicar. A vitória só será definitiva quando cada morador fizer sua parte, todos os dias”, ressaltou.

O LIRAa também mostrou variações por regiões da cidade. Os maiores índices foram encontrados no Estrato 06 (Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Industrial e Usipa), com 2,6%, seguido do Estrato 01 (Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema), com 1,7%. Por outro lado, bairros como Tiradentes e Canaã apresentaram os menores índices, com apenas 0,2%.

A maior parte dos focos do mosquito ainda está dentro das casas, principalmente em vasos e pratos de plantas, garrafas, pneus, calhas e bebedouros de animais. Ações simples, como tampar caixas-d’água e descartar corretamente o lixo, são fundamentais para eliminar esses criadouros.

A Prefeitura reforça que o combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva. Os agentes de endemias continuam com visitas domiciliares, mutirões de limpeza e ações educativas. Denúncias de acúmulo de lixo, terrenos baldios ou imóveis abandonados podem ser feitas pelo aplicativo Fala Ipatinga.