TST ordena que os trabalhadores do Correios retornem ao trabalho nesta terça-feira (22)

Por Plox

22/09/2020 11h29 - Atualizado há mais de 3 anos

O  Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os trabalhadores dos Correios voltem às atividades nesta terça-feira (22). Se a greve permanecer, haverá penalidade, com multa de R$ 100 mil por dia.

A greve está ocorrendo desde o dia 17 de agosto e, até então, não existiam prazos estipulados para o término. De acordo com o TST, nessa segunda-feira (21), foi aprovado um reajuste de 2,6% para os funcionários. 

Haverá também um desconto nos salários, referentes aos dias sem trabalhar. De acordo com a decisão, serão descontados apenas a metade dos dias parados. Os demais deverão ser compensados normalmente.

Segundo a ministra Kátia Arruda, a greve foi a única solução cabível, diante da retirada de direitos adquiridos da categoria. “É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados”, afirmou.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), a paralisação se deu por funcionários serem contra a privatização da empresa, além da "perda de direitos" e a "negligência com a saúde dos trabalhadores em relação à Covid-19".

Destaques