Vale do Aço em alerta para chuva de granizo nesta quinta-feira (22)

Ventos podem chegar até 100 km/h durante a tempestade

Por Plox

22/09/2022 11h45 - Atualizado há mais de 1 ano

Nesta quinta-feira (22), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para possibilidade de tempestades em várias regiões de Minas Gerais. O Vale do Aço é uma das regiões que fazem parte do alerta, com risco de granizo.

Segundo o Inmet, são 655 cidades mineiras que estão em perigo potencial para chuvas intensas e granizo, dentre elas estão Ipatinga, Santana do Paraíso, Timóteo e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. O alerta é válido a partir das 11h de hoje e vai até a manhã desta sexta-feira (23), às 10h.

Foto: Pixabay

 

O alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h, ou até 100 mm/dia, com ventos intensos, variando entre 60 e 100 km/h. Apesar de baixo, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Foto: reprodução

 

As regiões de Minas que fazem parte do alerta são: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Oeste, Sul/Sudoeste de Minas, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce (Vale do Aço) e Noroeste.

O Inmet também divulgou uma série de ações para segurança: Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de algum problema, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros. Para conferir todas as cidades da lista, basta clicar no link a seguir: https://alertas2.inmet.gov.br/40241

Destaques