Consulta ao último lote de restituições do imposto de renda 2023 liberada pela Receita Federal

Contribuintes podem verificar a situação do pagamento nesta sexta-feira (22); veja como proceder em caso de pendências

Por Plox

22/09/2023 12h48 - Atualizado há mais de 1 ano

A Receita Federal disponibilizou, nesta sexta-feira (22), a consulta ao quinto e último lote de restituições do Imposto de Renda 2023, a partir das 10h. O montante destinado a esse lote é de quase R$ 2 bilhões, beneficiando cerca de 1,3 milhão de contribuintes. Aqueles que não foram inclusos nesse lote, nem nos anteriores, podem ter caído na malha fina.

 

 

 

Cuidado com a malha fina do Leão — Foto: Reprodução

Pagamento e procedimentos: O crédito bancário para os contemplados será efetuado na próxima sexta-feira (29), na conta indicada na declaração deste ano ou via Pix. Esse lote inclui contribuintes que declararam o Imposto de Renda em 2023, além dos que estão em lotes residuais por terem atrasado a entrega ou por terem saído da malha fina.

Quem não foi incluído no quarto lote pode ter caído na malha fina. Para conferir tal situação, é necessário consultar o extrato da declaração no Portal e-CAC, corrigindo possíveis erros para receber os valores devidos. Caso contrário, deverão aguardar os lotes residuais.

 

Como verificar pendências: Ao acessar o e-CAC, é importante selecionar "Meu Imposto de Renda" no menu lateral esquerdo, sob "Serviços em Destaque". Na sequência, serão exibidas todas as declarações enviadas. Se houver algum erro na declaração de 2023, será indicada uma pendência de malha.

Clicando em "Pendências de Malha" à direita, sob "Serviços do IRPF", o contribuinte será notificado sobre as falhas, que devem ser corrigidas enviando uma declaração retificadora.

 

Consulta da restituição: A verificação é feita online, no site da Receita Federal. Será necessário informar o CPF, a data de nascimento e seguir as instruções na tela. A consulta também pode ser realizada por meio do aplicativo disponível para tablets e celulares, ou pelo Portal e-CAC para uma consulta mais detalhada, seguindo as instruções do portal para login.

 

Procedimentos em caso de não recebimento: Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O reagendamento pode ser feito pelo Portal BB ou ligando para os telefones de atendimento indicados. Além disso, a restituição não resgatada na rede bancária pode ser solicitada novamente através do Portal e-CAC, seguindo o caminho "Declarações e Demonstrativos" > "Meu Imposto de Renda" > "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Essas instruções fornecidas pela Receita auxiliam os contribuintes a sanar possíveis pendências e receberem o que é devido, garantindo a correção das informações fornecidas ao fisco.

 

VEJA O CALENDÁRIO DE RESTITUIÇÃO DO IR 2023

Lote: Data do depósito

  • 1º: 31 de maio
  • 2º: 30 de junho
  • 3º: 31 de julho
  • 4º: 31 de agosto
  • 5º: 29 de setembro
Destaques