Idoso com infestação de larvas na boca morre em Minas Gerais

Milton José da Silva, residente em instituição de longa permanência, morre após complicações; suspeita recai sobre falta de higiene adequada

Por Plox

22/09/2023 12h43 - Atualizado há 10 meses

Milton José da Silva, um idoso de 69 anos que se tornou notícia após ter uma infestação de larvas em sua boca, faleceu em Lagoa da Prata, no Centro-Oeste de Minas Gerais. Milton residia no Lar São Vicente de Paula, uma Instituição de Longa Permanência, há cinco anos. Ele foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 6 de setembro, após uma consulta odontológica revelar a condição preocupante.

 

(foto: Família/Arquivo pessoal)

Contexto médico e investigações

O idoso sofria de Parkinson e Alzheimer e fazia uso de uma sonda. A hipótese inicial é que as larvas podem ter surgido devido à má higienização. Um boletim de ocorrência foi registrado pela família no dia 6 de setembro por suspeita de maus-tratos. A Polícia Civil de Minas Gerais já instaurou um inquérito para apurar o caso. Milton estava internado no Hospital São Carlos de Lagoa da Prata, mas a causa exata de sua morte ainda não foi confirmada pela unidade hospitalar.

Posicionamento da instituição

O Lar São Vicente de Paula, onde Milton residia, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Em nota, a instituição afirmou que a causa da morte do idoso não está relacionada à infestação de larvas e que ele recebeu "todos os cuidados diários de higiene e assepsia". A entidade destacou seu histórico de atendimento a mais de mil pessoas nos últimos 70 anos e expressou surpresa com o ocorrido.

Destaques