Ipatinga tem o Dia da Luta Operária instituído no Calendário Oficial

A proposta é reconhecer o significado histórico, político e cultural da data de 7 de outubro

Por Matheus Valadares

22/09/2023 10h29 - Atualizado há 7 meses

A partir deste ano, o dia 7 de outubro em Ipatinga, Vale do Aço, terá uma celebração especial. Na data, será comemorado o Dia Municipal da Luta Operária, em memória aos trabalhadores vitimados há 60 anos.

A vereadora Cecília Ferramenta (PT), autora do Projeto de Lei (PL) nº 234/23, explica a proposta é "preservar, honrar e homenagear a memória dos trabalhadores da cidade, particularmente os metalúrgicos da Usiminas, pelo histórico episódio denominado ‘Massacre de Ipatinga’, que ocorreu em 7 de outubro de 1963".

Foto: Arquivo histórico.

 

A parlamentar ainda fez questão de ressaltar a importância da data para o fortalecimento da identidade social, política e cultural do Vale do Aço. Além disso, Cecília pontuou que a própria Câmara de Ipatinga se encarregará de realizar, anualmente, uma sessão solene em alusão ao Dia da Luta Operária, contando com a colaboração de entidades sindicais e representações populares.

A historiadora Marilene Tuller detém um vasto conhecimento sobre o assunto. A autora do livro "Massacre de Ipatinga" relembrou que em 2023 completam 60 anos do episódio.

Marilene enfatizou a relevância de marcar o 7 de outubro como o Dia da Luta Operária. "Esperamos que seja um dia de reflexões e estudos intensos, reconhecendo que Ipatinga foi moldada tanto pelo aço quanto pelo esforço humano", concluiu a historiadora.


 

Destaques