Minas Gerais domina ranking de cidades mais frias do Brasil

Quatro das seis cidades mais frias do país estão no estado, apesar de alerta de onda de calor

Por Plox

22/09/2023 10h50 - Atualizado há 7 meses

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais é o estado com maior presença no ranking das cidades mais frias do Brasil. De acordo com os dados do Inmet, que considera as últimas 24 horas até às 8h da manhã desta sexta-feira, quatro das seis cidades mais frias do Brasil estão em Minas Gerais. Maria da Fé, no Sul de Minas, lidera o ranking com a temperatura mais baixa do país, marcando 11,4°C nos termômetros. Monte Verde, também na mesma região, aparece em segundo lugar com 11,8°C.

Pixabay

Alerta de condições extremas

Contrastando com as baixas temperaturas, o Inmet também emitiu um alerta de onda de calor para 117 municípios mineiros até o próximo domingo. A previsão indica que as temperaturas podem ficar até 5°C acima da média para este período do ano. "Essa condição oferece riscos à vida, podendo provocar hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal, geralmente acima de 40 ºC", informou o Inmet.

Ranking completo das cidades mais frias

Para quem se interessa em saber quais são as cidades mais frias do Brasil, além das já citadas em Minas Gerais, a lista também inclui Diamantina, com 12,1°C, e Caldas, com 12,4°C. Completando o ranking, estão General Carneiro no Paraná, com 12,2°C, e Campos do Jordão em São Paulo, com 12,6°C.

Destaques