Queijo minas meia cura da Ipanema Queijos conquista bronze na França

Trata-se da primeira participação da tradicional laticinista brasileira no prestigiado Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos de Tours

Por Plox

22/09/2023 12h58 - Atualizado há 7 meses

O queijo Minas Meia Cura Ipanema alcançou um marco notável ao ser premiado com a medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial de Queijo de Tours, na França, ocorrido entre 10 e 12 de setembro. Esta conquista marcou a estreia da Ipanema Queijos, uma consagrada empresa laticinista com 40 anos de trajetória, no reconhecido certame francês, ressaltado como um dos eventos mais prestigiados em sua categoria à escala global.

 

 

 

Foto: Ipanema/divulgação

Origem e Destaque

O meia cura, um produto genuinamente brasileiro com raízes em Minas Gerais, é um dos queijos mais estimados nacionalmente. O queijo da Ipanema se destaca por suas peculiaridades, apresentando um sabor marcante e aromático, aliados à textura semidura. O distintivo produto é obtido após um processo de maturação de 30 dias em ambiente com temperatura controlada.

Segundo Fernando Menocci, diretor de operações da Ipanema Queijos, a versão 2022 do seu meia cura foi lançada após um "longo período de desenvolvimento", e a distinção no concurso francês é vista com grande entusiasmo. "Ficamos muito felizes com o reconhecimento pelos jurados. Estamos muito orgulhosos com este prêmio", revela Menocci.

 

Concurso e Reconhecimento Internacional

Na competição, um expressivo grupo de 250 jurados avaliou 1640 queijos, dos quais 288 eram produtos brasileiros provenientes de diversos estados como Minas Gerais, Bahia, Pará, entre outros. No total, 81 queijos foram laureados com medalhas - 17 de ouro, 23 de prata e 41 de bronze - um incremento de 24 premiações em relação à edição anterior.

O Mundial do Queijo de Tours é uma competição bianual, e os produtores brasileiros têm marcado presença desde 2015. Além do recente reconhecimento, no último ano a Ipanema Queijos já havia sido agraciada com a medalha de bronze na categoria 'Requeijão de copo', cremes de queijo e preparos lácteos no Mundial do Queijo sediado no Brasil, consolidando sua reputação de excelência tanto no cenário nacional quanto internacional.

As conquistas da Ipanema Queijos ressaltam a qualidade e a diversidade dos produtos lácteos brasileiros, que continuam a ganhar destaque e reconhecimento em palcos internacionais, corroborando o potencial e a tradição do Brasil no setor laticinista global.

Destaques