Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Estudantes de Belo Oriente exploram origem do nome Cachoeira Escura em jornada cultural

Alunos vivenciam aula ao ar livre no distrito de Perpétuo Socorro durante evento estadual sobre patrimônio

22/09/2025 às 14:14 por Redação Plox

Em uma sexta-feira marcada pela imersão cultural, os alunos do 9º ano da Escola Municipal Hilda Morais participaram de uma atividade que uniu conhecimento, história e natureza em Belo Oriente. A excursão, realizada no dia 19 de setembro, fez parte da 10ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que este ano adotou como tema central a 'Paisagem Cultural e Patrimônio Toponímico'.

Imagem Foto: Divulgação


O local escolhido para a atividade foi o distrito de Perpétuo Socorro, popularmente conhecido como Cachoeira Escura — nome que remete à tonalidade característica da água que desce por sua queda d’água. Situado às margens da BR-381 e banhado pelo Rio Doce, o distrito é a maior subdivisão de Belo Oriente e um dos cenários naturais mais encantadores da região.

Imagem Foto: Divulgação


Durante a visita, os estudantes participaram de uma caminhada até a cachoeira, onde receberam explicações sobre a importância da preservação do patrimônio local, além de aprenderem sobre a origem dos nomes dos lugares, tema que foi explorado por meio do conceito de toponímia. A palavra, que define o estudo dos nomes de lugares, inclui desde acidentes geográficos até localidades habitadas, como é o caso de Cachoeira Escura.

Imagem Foto: Divulgação


O gerente de Cultura do município, Edson Martins, destacou a relevância da ação.
“Tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada até a cachoeira com os alunos da escola Hilda Morais, onde pudemos contemplar uma belíssima paisagem natural, e ainda, expor para os nossos alunos a importância da cachoeira no contexto de paisagem cultural e patrimônio toponímico”, afirmou. 

Acompanhando a visita, também estiveram presentes a bibliotecária da Biblioteca Pública de Perpétuo Socorro, Edilamar Gomes, e o vice-prefeito de Belo Oriente, Evangelista Felipe.

Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA-MG), a Jornada contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Belo Oriente.

Imagem Foto: Divulgação


A iniciativa, que ocorre a cada dois anos, busca engajar agentes culturais, instituições e municípios na missão de valorizar e preservar o patrimônio cultural mineiro. Com ações voltadas para todas as idades, a jornada integra a programação do Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro, celebrado em 17 de agosto.

Imagem Foto: Divulgação


Inspirada no modelo francês 'Dias Abertos dos Monumentos Históricos', iniciado em 1984, a jornada mineira tem como foco principal a conscientização da população sobre a importância histórica e cultural dos espaços que compõem a identidade de cada localidade.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a