Evento em Ipatinga destaca inclusão e direitos da Pessoa com Deficiência
Com apresentações culturais e roda de conversa, programação reforça direitos, inclusão e acessibilidade nesta terça (23)
Por Plox
22/09/2025 16h07 - Atualizado há 11 dias
Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, a cidade de Ipatinga realiza nesta terça-feira (23) um evento especial voltado à inclusão, ao diálogo e à promoção dos direitos das pessoas com deficiência
A iniciativa é promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Assistência Social, e conta também com a parceria do Unileste, onde ocorrerá a programação.

Com o tema “Direitos das Pessoas com Deficiência: Conheça e Exerça seus Direitos”, o encontro será realizado no auditório do Unileste, no bairro Bom Retiro, das 14h às 16h40. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. O espaço está localizado na Rua Bárbara Heliodora, nº 725.
A programação tem início às 14h, com uma acolhida aos participantes, seguida por apresentações culturais da Banda da Apae e da Associação Cristã de Crianças e Jovens Especiais de Ipatinga (ACCEF). Em seguida, serão exibidos vídeos institucionais que destacam a importância da inclusão e da participação cidadã.

O ponto alto será uma roda de conversa com especialistas, abordando os principais direitos das pessoas com deficiência. Participam do debate Juliana da Silva Pinto, representante do Ministério Público; Marina Nogueira de Almeida, da Defensoria Pública; e Elizeu Gonçalves, representante das pessoas com deficiência.
A secretária executiva do Conselho da Pessoa com Deficiência de Ipatinga, Luiza Alexandra de Oliveira Perobele, destacou a importância do evento:
“Essa celebração é um momento de reflexão e ação, onde reforçamos a importância de garantir que todas as pessoas tenham seus direitos respeitados e exerçam plenamente sua cidadania”.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a construção de uma cidade mais acessível, justa e inclusiva para todos.