Lula discute regulação das redes com CEO do TikTok em Nova York

Presidente inicia agendas oficiais nos EUA com reunião sobre redes sociais antes de discurso na ONU

Por Plox

22/09/2025 11h04 - Atualizado há 2 dias

Logo após desembarcar nos Estados Unidos na noite de domingo (21/9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou suas atividades oficiais em Nova York com uma reunião com o diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, nesta segunda-feira (22/9). O encontro marca o início da agenda do chefe de Estado brasileiro na cidade americana, onde ele também fará o tradicional discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23/9).


Imagem Foto: Presidência


Durante o encontro com o representante da plataforma chinesa, Lula deve abordar principalmente o tema da regulação das redes sociais no Brasil, uma das principais pautas defendidas por seu governo. O tema ganhou novo fôlego na última semana, após o envio ao Congresso Nacional de um projeto de lei que visa combater práticas anticompetitivas das big techs e evitar abusos econômicos por parte dessas empresas.



Nomeado como “PL da Concorrência Digital Justa”, o texto propõe conceder ao Cade mais instrumentos para enfrentar os “desafios concorrenciais” impostos por plataformas consideradas de “relevância sistêmica”, que, segundo o governo, impactam diretamente a capacidade de consumidores e empresas se conectarem de maneira justa. Entre os alvos do projeto, além do TikTok, estão gigantes como Meta (responsável pelo Facebook e Instagram), Alphabet (controladora do Google) e X (antigo Twitter).



A relação entre o TikTok e o governo brasileiro já havia sido tema de polêmica em maio deste ano, quando, durante uma visita oficial à China, a primeira-dama Janja da Silva mencionou ao premiê chinês, Xi Jinping, que o algoritmo da plataforma favoreceria conteúdos de direita. O comentário causou desconforto nos bastidores diplomáticos.


Mais adiante nesta segunda-feira, Lula participará de uma conferência internacional focada na busca por uma solução para o conflito entre Israel e Hamas, com destaque para a proposta da Solução de Dois Estados. O governo brasileiro tem reiterado críticas às ações das forças israelenses, especialmente após uma ofensiva na Faixa de Gaza, que também atingiu o território do Catar, em uma ação que tinha como alvo lideranças do Hamas.


Ao fim do dia, está prevista uma reunião bilateral entre o presidente brasileiro e os monarcas da Suécia: o Rei Carl XVI Gustaf e a Rainha Sílvia. Lula permanecerá em Nova York até quarta-feira (24/9), onde cumpre uma série de compromissos diplomáticos e políticos no cenário internacional.


Destaques