Empreendedoras do Vale do Aço recebem orientações do Sebrae Minas

Programa Sebrae Delas busca potencializar habilidades femininas no mundo dos negócios

Por Plox

22/10/2019 12h07 - Atualizado há mais de 4 anos

Vinte e três mulheres reunidas com um único objetivo: se qualificar. Assim foi realizada a primeira capacitação com o público do projeto Sebrae Delas no Vale do Aço. O encontro aconteceu no dia 19 de outubro, no hotel Dom Henrique, em Timóteo.

Diante do potencial a ser trabalhado já existente na região do Vale do Aço, o Sebrae Minas realizou um levantamento para dar início ao projeto. A partir da pesquisa, um convite foi feito as candidatas que atendiam os seguintes requisitos: empreendedoras formalizadas que possuem um negócio em funcionamento por no mínimo um ano e empreendedoras informais; mas com negócio em funcionamento há pelo menos 3 meses. As vagas para participar do programa eram limitadas.

DivulgaçãoSebrae-Delas---1

A equipe selecionada reúne mulheres da área de cosméticos, artesanato, decoração, acessórios, gastronomia, moda adulto e infantil, perfumaria, papelaria e decoração, além de integrantes de um coletivo. “Estou muito feliz com a chegada do Sebrae Delas na região. Acredito que o projeto irá somar muito com os nossos objetivos e vai nos encaminhar para estruturarmos grandes negócios”, comemora a empreendedora Letícia Moreira dos Santos.

Atividades

No primeiro módulo, foram trabalhadas temáticas comportamentais, como, cooperação, produtividade, noções de planejamento e coletividade, aplicadas em diversas atividades. Dentre elas, a oficina de mini jardim, uma prática lúdica, que proporcionou às participantes orientações sobre autoconhecimento e relacionamento com os clientes, a partir do plantio e cuidados com as plantas. “Se eu cuidar bem de mim, estarei cuidando bem do meu negócio e da minha vida. Queremos despertar nessas mulheres um olhar diferenciado sobre elas mesmas”, ressalta o jardineiro Luiz Antônio Ferreira.

Os desafios em equipe também foram aprimorados durante as dinâmicas e conceitos apresentados pelo consultor e coach Sílvio Custódio Júnior. “O objetivo é fazer com que as participantes compreendam que elas tendem a crescer mais estando juntas. Queremos motivá-las a despertar as principais características do comportamento empreendedor”, enfatiza o consultor.

Para a empreendedora do segmento de cosméticos Marta Aurélia Martins, o Sebrae Delas veio para somar e integrar. “Eu busco ser uma mulher empreendedora, com expertise em negócios, e desenvolver habilidades para empreender com leveza e também para interagir com outras mulheres” ressalta Marta.

Segundo Vanessa Silva, assistente do Sebrae Minas, responsável pelo acompanhando do projeto na Microrregião de Ipatinga, mensalmente serão realizadas ações que vão abordar as temáticas: planejamento, finanças, marketing e empreendedorismo. O programa terá a duração de dois anos. “Com o Sebrae Delas pretendemos elevar o potencial destas empreendedoras, com isso, tornar os negócios mais rentáveis. Nosso intuito, é disponibilizar ferramentas que possibilitem a materialização do sonho que cada uma carrega em relação ao seu negócio, além de estimular o crescimento dos empreendimentos e a formalização”, destaca Vanessa.

Sebrae Delas

O Sebrae lançou em março deste ano, uma iniciativa voltada para mulheres empreendedoras, o “Sebrae Delas”. O programa de aceleração tem o objetivo, de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

Em Ipatinga o primeiro encontro aconteceu no dia 30 de julho.

Desde a sua implantação, o Sebrae Delas tem sido desenvolvido em todo o estado, de acordo com a programação de cada regional. Mais informações sobre o programa no site do Sebrae.

Destaques